quarta-feira - 27/07/2022

Gestores da Rede Municipal discutem importância da educação inclusiva

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, dando sequência às atividades do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial, realizou na tarde desta quarta-feira (27) um encontro com diretores e diretoras das unidades de ensino da Rede Municipal, debatendo o tema “O gestor como articulador na escola inclusiva”. A capacitação ocorreu no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

“Discutimos temas atuais, fortalecendo a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Falamos também sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a ação colaborativa dos gestores, uma vez que eles impulsionam esse processo. Abordamos ainda a importância de todos os atores da escola trabalharem juntos, em uma ação harmoniosa para a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou a professora Cláudia Glauciana, supervisora na Coordenadoria de Educação Especial da SME.

A diretora Ana Princila, da Unidade de Educação Infantil (UEI) Maria Salém Duarte, participou do encontro e reforçou a importância do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial. “É muito importante, tanto para nós gestores quanto para a unidade em si, pois recebemos muitas crianças com deficiência, e essa formação é de grande valor para que possamos aprender mais e mais sobre a educação inclusiva”, disse.

“É de extrema importância essa participação para nós, gestores das unidades, porque agrega mais conhecimento ao nosso trabalho. Estamos sempre em busca de capacitação, para levar também esse conhecimento à equipe da nossa unidade. Temos sempre muito a aprender”, acrescentou Wilyane Sales, diretora da Escola Antônio da Graça Machado.

Gestora da UEI Santa Terezinha, Vitória Regina também reforça a relevância dos encontros formativos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. “É um momento enriquecedor e muito prazeroso, em que podemos ouvir o outro, trocar experiências, aprendizados. A educação inclusiva precisa dessa troca, pois estamos sempre buscando o melhor para as nossas crianças”, frisou.

Coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra pontua que o encontro desta quarta (27) também discutiu o papel dos estagiários no processo de ação colaborativa no contexto da educação inclusiva. “Estamos trazendo a discussão sobre o papel do gestor enquanto articulador na escola inclusiva, mas falando também sobre o papel do estagiário nessa ação colaborativa, debatendo temas voltados para a importância da educação especial nessa perspectiva da inclusão”, concluiu.