quinta-feira - 08/06/2023

"Front da Inclusão" abre espaço para Pessoas com Deficiência no “Mossoró Cidade Junina”

Por: Maricelio Almeida

O “Mossoró Cidade Junina” 2023 é o mais inclusivo da história. Além de toda a acessibilidade existente no Corredor Cultural, cujos equipamentos passaram por um grande processo de revitalização em 2022, o evento deste ano conta com o “Front da Inclusão”, um espaço destinado a Pessoas com Deficiência (PcD) e seus acompanhantes, localizado em frente ao palco da Estação das Artes. Nesta primeira noite de shows, a área recebeu um bom público, que aprovou a iniciativa.

O oficial de Justiça Dênio Vale, pessoa em cadeira de rodas, elogiou a novidade. “Excelente. A gente sempre teve dificuldade de ter acesso aos shows, e esse ano está uma beleza, ótimo. Totalmente aprovado, muito boa a iniciativa. O show de Tarcísio está bombando, muito bom”, afirmou o profissional.

Também em cadeira de rodas, Antônia Tavares conta que soube do “Front da Inclusão” por meio do Fórum das Mulheres Com Deficiência de Mossoró e Região. Ela aproveitou o espaço e prestigiou o show de Dorgival Dantas. “Sou muito fã dele. Está ótimo esse espaço. Fiquei sabendo através das minhas amigas do Fórum. Está aprovado, pois a gente consegue ver os artistas de perto”, comentou.

Antônia Tavares

Lucas Galvão, neto de Luiza Carneiro, pessoa em cadeira de rodas, levou a avó de 61 anos para acompanhar o show de Dorgival Dantas. Ele ressaltou a importância do espaço para as Pessoas com Deficiência. “É muito importante, principalmente para ela, que é fã de Dorgival, estar em um espaço como esse, reservado, acessível”, enfatizou.

Coordenadora municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Camila Morais também destacou a importância do “Front da Inclusão”. “É mais um marco. Eu fico muito feliz por estar participando desse processo. No ano passado, por exemplo, eu não consegui ver Dorgival, e agora estamos aqui, vendo ele, em um espaço acolhedor para todos, e isso me deixa muito feliz. Nós podemos e devemos estar em qualquer lugar, a partir da inclusão”, reforçou.

Camila Morais

A organização do espaço tem o comando da Coordenadoria de Políticas para PcD, com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e disponibilizará 40 acessos por noite ao "Front", sendo 20 para PcD e 20 para seus acompanhantes. Do total diário, 10 são para os PcD associados a alguma instituição com atuação direta em prol da causa e 10 ingressos para PcD sem vinculação institucional. As inscrições para PcD sem vinculação institucional para solicitarem ingressos são on-line (confira AQUI). Os participantes podem se cadastrar com um e-mail e aguardar a aprovação da vaga.

“O ‘Front da Inclusão’ torna o ‘Mossoró Cidade Junina’ cada vez mais acessível. Hoje aqui nós temos pessoas com surdez e intérpretes, pessoas em cadeira de rodas, pessoas com mobilidade reduzida, com epidermólise bolhosa, autismo. Estamos trazendo algo muito simbólico, permitindo que as pessoas com deficiência de Mossoró possam estar participando durante todos esses dias do ‘MCJ’ no espaço que está em frente ao palco, com uma visão privilegiada. Já está sendo lindo”, concluiu Petras Vinicíus, assessor especial na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.