segunda-feira - 19/06/2023

Festival de Quadrilhas segue com apresentações na categoria Interestadual Estilizado Adulto

Por: Maricelio Almeida

O Festival de Quadrilhas do "Mossoró Cidade Junina" 2023 deu sequência neste domingo (18) às apresentações na categoria Interestadual Estilizado Adulto. A Arena Deodete Dias recebeu cinco grupos do estado do Ceará, que brilharam ao longo da noite, levando cor, tradição, alegria e muita empolgação ao palco do festival.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a “Coração Sertanejo”, da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O grupo, que tem quase 30 anos de existência, contou a história do cangaceiro Lampião. “Foi muito incrível, com energia perfeita. É um sentimento inexplicável. O São João foi onde eu me encontrei”, contou Claudione Silva, que pela primeira vez esteve na Arena Deodete Dias.

A cada apresentação, o público vibrava. “Para mim, é a melhor época do ano, é amor, é paz, alegria, felicidade. No São João a gente traz a família para dentro da arena. Está tranquilo, calmo, a gente vê muitas crianças, muitos idosos, o São João faz isso. Todos os anos eu venho”, relatou a técnica de enfermagem Fernanda Hunnaway, de Governador Dix-sept Rosado.

“Está tudo muito lindo. Primeira vez aqui assistindo ao festival, e é uma emoção muito grande presenciar esse momento, e um dos maiores São Joãos do Nordeste. É uma felicidade estar assistindo quadrilhas do meu estado, Ceará, como a ‘Festeja Siará’, é algo inexplicável”, pontuou o estudante de engenharia Caio Holanda, natural de Iracema (CE).

A quadrilha mencionada por Caio foi a segunda a se apresentar na noite deste domingo. De Quixeré, a “Festeja Siará” fez uma crítica social sobre o dinheiro, trabalhando o tema “Corrompam-se”. Em seu primeiro ano como rainha da quadrilha, Kelly Bandeira ressaltou a importância de dançar na Arena Deodete Dias.

“Sentimento de muita realização. Dançar no ‘Mossoró Cidade Junina’ é extraordinário. É um sonho realizado, um sentimento de muita gratidão. É espetáculo, é magia, e com certeza muito amor”, disse.

De Limoeiro do Norte (CE), a quadrilha “Filhos do Sertão” apresentou na Arena Deodete Dias o tema “O grande duelo junino”, e perguntou: quem possui o maior São João do mundo? Uma certeza se tem: o São João mais cultural do mundo é em Mossoró.

Sete vezes campeã do Festival de Quadrilhas do “Mossoró Cidade Junina”, na categoria Interestadual Estilizado Adulto, a Ceará Junina animou o público na noite deste domingo. Também abordando a temática sobre o maior São João do mundo, o grupo ocupou todo o espaço da arena com os seus 68 pares. Ao final da apresentação, o marcador e um dos fundadores da Ceará Junina, Seixas Soares estava emocionado.

“É uma troca. A gente ganhou sete vezes, e isso cria uma relação com Mossoró. A apresentação foi exatamente isso, uma mistura de emoção e dever cumprido, de fortalecer a cultura, é muita coisa envolvida. Estamos potencializando que o maior São João do mundo é onde você quiser”, afirmou.

O casal de noivos da Ceará Junino, Dulce Lima e Valdir Melo, também destaca a importância do “Mossoró Cidade Junina” para o grupo, que em 2023 está celebrando 20 anos de história. “Sempre é muito emocionante dançar aqui. A ‘Ceará Junino’ se prepara para o ‘Mossoró Cidade Junina’, e dançar na Arena Deodete Dias, com esse público que sempre nos recebe de braços abertos, nos emociona, é uma emoção recíproca”, contou Dulce.

“A palavra certa é gratidão, no sentido de que a ‘Ceará Junino’ se prepara para Mossoró e Mossoró se prepara para receber a ‘Ceará Junino’, e isso não é menosprezar qualquer outra quadrilha. Eu sou muito grato de ser o noivo e estar aqui mais um ano. Muito obrigado pelo carinho, pelo acolhimento”, acrescentou Valdir.

Encerrando a programação da noite, foi a vez da quadrilha “Nova Emoção”, de Maracanaú (CE) se apresentar na Arena Deodete Dias, abordando o tema “E se fosse verdade?”. A programação do Festival de Quadrilhas Juninas na categoria Interestadual Estilizado Adulto se encerra na sexta-feira (23), quando será conhecida a grande vencedora deste ano.