domingo - 18/06/2023

Encerramento das atividades do projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” no MCJ foi um sucesso

Por: DIRETI

O projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares”, que integra a programação do “Mossoró Cidade Junina” 2023, foram iniciadas na quinta-feira (8) e concluídas neste domingo (18) com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, aberta à população em geral. A iniciativa em sua 2ª edição atraiu um bom público no Teatro Dix-huit Rosado, com a presença de alunos das escolas: Antônio da Graça Machado, Raimundo Fernandes, Morais Filho, Ricardo Vieira do Couto, Ronald Pinheiro e Maurício Fernandes.

"Nós trouxemos as crianças nesse final de semana e durante a semana ao Teatro Municipal com o objetivo de envolvê-las, contar histórias, com brincadeiras. É um momento para falar da cultura da nossa cidade e das tradições do Nordeste, que é muito importante nesse processo educacional, envolvendo a cultura diretamente a todos os públicos no 'Mossoró Cidade Junina'", destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Erivânia Tintino veio acompanhar o filho Igor Gabriel e avaliou esse momento: “Ele vai se divertir bem, uma programação muito boa, eu vim por causa dele, ele está muito feliz. É uma iniciativa muito importante da Prefeitura”, concluiu.

Igor Gabriel, aluno da Escola Morais Filho, participou de todas as atividades: “É muito bom, tem muitas brincadeiras, estou me divertindo”, disse.

"Um espaço que acolhe a criançada. Afinal, no 'Mossoró Cidade Junina' o incentivo à cultura popular começa desde criança, as histórias de ontem e de hoje são contadas de diversas formas", destacou a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional, Gilneide Lobo.

Gilneide Lobo,diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional
Foto: Caio Juliano (SECOM/PMM)

“Uma avaliação extremamente positiva, a gente iniciou esse polo no ano passado, tendo em vista o resgate da cultura da brincadeira, de brincar com brinquedos tradicionais, para que essa criança vivencie essas experiências da nossa cultura”, disse.

A segunda edição foi um sucesso, dessa vez a gente teve mais uma atividade acrescentada, que foi o espetáculo, a criança além de vir para brincar, após esse momento de brincadeira populares, todos os dias teve apresentação", acrescentou Gilneide Lobo.

Vitoria Ferreira, mãe de Maria Luiza, que é autista, destacou a importância da inclusão no MCJ: “Acho muito legal ter um olhar melhor para as crianças autistas, está sendo muito bom, é a primeira vez que eu venho e estou gostando”, expressou sua gratidão.

Vitória Ferreira, mãe de Maria Luiza           Foto: Caio Juliano (SECOM/PMM)​​

A companhia “A Máscara de Teatro” apresentou o espetáculo "O ensopado de história", que encantou o público presente, abrilhantando com o sorriso da criança e atenção do início ao fim.

A atriz Luciana Duarte, da companhia "A Máscara de Teatro", enalteceu a importância desse momento para aquecimento da cultura local: “Uma importância inexplicável para o 'Mossoró Cidade Junina', também para os artistas da cidade, trazendo as crianças das escolas para o teatro, muitas delas nunca nem entraram aqui. Todos os espetáculos têm os valores humanos, as essências, sem a participação das crianças a gente não existe. A plateia nos alimenta, nos oxigena, faz com que nossa arte se mantenha viva, potente e sobrevivente”, concluiu.

“Lotar o teatro não é fácil, e a gente conseguiu. Tivemos um público não somente das escolas municipais, embora fossem as escolas municipais que estivessem trazendo as brincadeiras, recebemos alunos da rede estadual e privada, além da participação da comunidade em geral”, pontuou Gilneide Lobo, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional.

Foto: Célio Duarte (SECOM/PMM)