domingo - 28/01/2024

Festival “A praia é para todos” é realizado com sucesso em Tibau

Por: Fábio Oliveira

A praia das Emanoelas, em Tibau, cidade litorânea distante 42 km de Mossoró, recebeu na manhã e tarde deste domingo (28) o festival “A praia é para todos”. O evento, que teve como base a barraca Beach Sea, iniciado com um projeto em 2012, é organizado anualmente pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região Benômia Rebouças e conta com parceria da Prefeitura de Mossoró.

O intuito da iniciativa é levar para pessoas com algum tipo de deficiência, uma ampla programação de lazer a partir do ambiente com a praia, promovendo a inclusão social desse público-alvo.

“No ano é o dia mais esperado. Encerrando esse janeiro branco, com essa autoestima, com esse visual, com esse acesso à praia. A praia tem os seus benefícios, tem a sua cura, tem o sol, tem o sal, e essas pessoas precisam desses movimentos, precisam desse lazer. É um direito das pessoas com deficiência aproveitar e estar aqui. São várias regiões que estão aqui, eles vêm com amor, com sorriso, queremos fazer não só um dia, mas que seja duas vezes por ano, esses banhos assistidos, e que eles possam sair das suas casas e vir aqui aproveitar o seu dia de lazer. É um sucesso. Nosso agradecimento a todos os colaboradores, à Prefeitura Municipal de Mossoró e de todas as outras entidades que estão aqui representando”, declarou Marta Maia, coordenadora do Fórum de Mulheres com Deficiência.

Marta Maia, coordenadora do Fórum das Mulheres com Deficiência

A dona de casa Maria Benigna levou seu filho Wilson Xavier, de 23 anos, que tem síndrome de Down, para vivenciar o momento. “Foi um convite maravilhoso. Não é a primeira vez. Já vim três vezes e não perco nenhum porque ele gosta muito desse evento. E é ótimo para as pessoas com as habilidades” declarou.

Maria Francisca, mais conhecida como Titica, era uma das mais empolgadas vendo a realização, com sucesso, do “A praia é para todos”. “Estou feliz demais e com muita emoção. Um projeto que começou bem pequenininho e se tornou tudo isso, nessa dimensão, com o apoio da Prefeitura. Estamos aqui hoje para curtir e aproveitar esse momento de lazer.  Estou muito feliz e grata”.

Marta Benigna levou o filho, Wilson Xavier, portador da síndrome de Down

O direito a acessibilidade permeia o sentido de realização do festival, observando a Lei Brasileira de Inclusão, dando às pessoas com algum tipo de deficiência a liberdade de usufruir de seus direitos com segurança. Foi ofertado ao público, banho assistido a partir de profissionais treinados para as ações e utilizando equipamentos adaptados. Além disso, atividades esportivas, psicomotricidade, espaço para pessoas com o Transtorno do Especto Autista (TEA), entre outras. Aulas de fit dance e shows com os cantores Caroline Melo, André da Mata e Elisac Régis também fizeram parte da programação festival.

Assessor da Prefeitura, Petras Vinícius compôs a equipe de organização do evento. “É uma alegria estar aqui por mais um ano, recebendo delegações de Mossoró e de outras cidades. Instituições como o Centro de Reabilitação, como a BAI, Famílias que Lutam, Associação Amor, ADFIN, ASMO, várias instituições que representam as pessoas com deficiência vieram em comitivas para esse dia de acessibilidade, de lazer. Um dia com equipamentos anfíbios que são cadeiras, caiaques, pranchas, vários instrumentos que garantem a dignidade da pessoa com deficiência de vir à praia com autonomia, com apoio, com suporte. Uma logística dessa só se faz com parceria. A gente agradece a parceria da Prefeitura Municipal do Mossoró. Pela primeira vez uma gestão abraça e ajuda a realizar esse grande momento, que de tão plural tornou-se um festival com uma sequência de atividades como estamos testemunhando”, afirmou.

Petras Vinícius

Cláudia Medeiros, que também compõe o Fórum de Mulheres com Deficiência, lembrou do início da ação, nas dimensões que o projeto “A praia é para todos” tomou, até se tornar um festival anual.

“A gente começou a plantar aquela sementinha lá atrás e hoje estamos colhendo os bons frutos, né? O nosso intuito é chamar a atenção da sociedade para a inclusão, sim, basta você querer. Como chegou a esse ponto, a essa dimensão, com tantos participantes e outras instituições agregando forças? Olho assim, passa um filme e o sentimento é de muita gratidão, de muita felicidade no meu coração. É uma emoção que a gente fica até sem palavras.

Cláudia Medeiros, Fórum de Mulheres com Deficiência