quarta-feira - 09/08/2023

Feiras de ciências nas escolas começam no dia 15 de agosto

Por: Maricelio Almeida

Começa no próximo dia 15 o período de apresentações dos projetos científicos desenvolvidos para as feiras de ciências realizadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, programação que seguirá até o dia 26, mobilizando cerca de 12 mil alunos de aproximadamente 50 unidades das zonas urbana e rural. A expectativa é que sejam expostos em torno de 500 projetos.

No primeiro dia de apresentações, já estão confirmadas feiras nas escolas Maurício Fernandes da Silva (Centro) e Dr. José Gonçalves (São João da Várzea, zona rural). Na Escola Maurício Fernandes, os projetos serão expostos pela manhã. Na Dr. José Gonçalves, as apresentações acontecerão à tarde. Cada unidade define a sua data de realização da feira, no período de 15 a 26 de agosto.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), envolve alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, fomentando o conhecimento científico desde a Educação Básica. A etapa nas escolas antecede a realização da VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, com a expectativa de reunir aproximadamente 180 projetos.

Em 2022, a Fecirme contou, pela primeira vez, com a presença de alunos de turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, novidade que será mantida. A feira foi realizada em um pavilhão exclusivamente montado para o evento na Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo mais de 2 mil alunos, professores e visitantes, que acompanharam a programação em um espaço que ofereceu bem-estar e conforto a todos os participantes.

“As feiras de ciências desempenham um papel fundamental no processo educativo, estimulando o interesse dos alunos pela ciência e promovendo uma aprendizagem de maneira prática e envolvente, além de estimular a curiosidade, criatividade, comunicação, habilidades de pesquisa e o pensamento crítico”, pontuou o gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Stênio Lúcio.