segunda-feira - 05/12/2022

Feira de Ciências da Rede Municipal de Mossoró tem projeto aprovado pelo CNPq

Por: Maricelio Almeida

A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME) teve, pelo terceiro ano consecutivo, projeto de produtividade aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A aprovação garante a concessão de bolsas para alunos e professores e recursos para organização do evento em 2023.

O projeto “Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino - Fecirme: Inclusão, Ciência, Inovação e Tecnologia na Educação Básica” foi apresentado pelo professor Alexandre Andrade, coordenador de Anos Finais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação (SME) e também da Fecirme.

“Essa aprovação representa o reconhecimento por parte da comunidade científica do nosso esforço para produção e popularização da metodologia e conhecimento científico na educação básica. Tomados pelo sentimento de felicidade, iniciamos os preparativos para a próxima edição da Fecirme, na certeza que nossos alunos são os principais protagonistas no processo de produção do conhecimento de modo ativo, buscando soluções para problemas de suas comunidades”, pontuou o coordenador.

Para a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, a aprovação do projeto junto ao CNPq reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe da SME em parceria com toda a comunidade escolar. “É a VI Fecirme começando com o pé direito. Saber que a proposta cadastrada pela SME foi aprovada, mais uma vez, é muito significativo, principalmente nesse momento em que culminamos a realização da V Fecirme, a primeira em uma estrutura especialmente preparada para o evento na Estação das Artes”, disse.

Em 2022, a feira reuniu mais de 2 mil alunos, professores e visitantes, que acompanharam a programação em um pavilhão totalmente climatizado, que ofereceu bem-estar e conforto a todos os participantes. O evento deste ano contou com outra novidade: a presença de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.