terça-feira - 20/12/2022

Conselho Municipal do Idoso realiza capacitação para conselheiros

Por: Solange Santos

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou no último dia 30, no auditório da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), capacitação com o tema “Conhecer para Fortalecer e Defender o Controle Social da Política da Pessoa Idosa”. A capacitação foi conduzida por Carmem Lúcia, integrante do Conselho Estadual, e do Dr. Guglielmo Marcone, da 15ª Promotoria – Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, o qual abordou sobre o “Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Mossoró”. A iniciativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“O Conselho Municipal do Idoso é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e também fiscalizador. O nosso Conselho tomou posse em 3 de outubro deste ano e logo foi deliberada uma capacitação para os conselheiros, por entender a importância de qualificar todos os membros. O Conselho vem fortalecer como gestão esse momento que é muito valioso, contando com a presença de algumas autoridades. Estamos com uma rede articulada para trabalhar junto ao Conselho melhoria na política social do idoso”, pontuou a titular da Semasc, Evanice Fernandes.

O Conselho Municipal do Idoso, órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador da Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, foi criado em 2007, por meio da Lei n.º 2.320, a qual também dispõe sobre a Política Municipal do Idoso e sobre o Fundo Municipal do Idoso de Mossoró.