sábado - 23/02/2019

Família em Foco realiza mais de mil atendimentos em sua primeira edição na zona rural

A Secretaria de Saúde escolheu a comunidade da Maisa para receber a primeira edição do projeto Família em Foco neste sábado (23). Considerado um sucesso pela população e servidores da Saúde, o Família em Foco realizou mais de mil procedimentos (1.118) em diversas áreas de saúde somente neste sábado. Ao longo deste ano, todas as Unidades Básicas de Saúde serão contempladas com edições do projeto que acontece duas vezes por mês, sendo uma na zona urbana e outra na zona rural. A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da vice Nayara Gadelha, viu de perto todas as ações que estavam sendo ofertadas gratuitamente para comunidade da Maisa. Rosalba reconheceu o empenho de cada servidor em trabalhar aos sábados para melhorar a vida da população mossoroense. "Eu quero agradecer a todos que vieram, a cada um dos servidores que aqui estão, porque sábado a gente sabe que é dia de folga para algumas pessoas da saúde. O trabalho que vocês estão fazendo hoje vai melhorar cada vez mais a saúde da nossa população. Isso é só o começo, vamos melhorar ainda mais.", enfatizou a prefeita.

FAMÍLIA EM FOCO (UBS LUIZA VANESSA)

QUANTIDADE

Clínico Geral

Ginecologista

Preventivo

19*

Pediatra

Psiquiatra

Psicólogo

Ortopedista

Fonoaudióloga

Fisioterapeuta

Cadastro Único

Cartão SUS

60*

2ª via de Registro

Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B)

Atualização de Vacinas

73 IMC e 38 Atendimento Nutricional

Verificação de Pressão (UNP)

Teste de Glicemia HGT (UNP)

Aplicação de Flúor

Atendimento Odontológico (extrações, restaurações, limpeza, raspagem e outros)

Corte de Cabelo

40*

TOTAL DE ATENDIMENTOS

1.118

*Números de procedimentos que ainda tinham indivíduos para serem atendidos até a finalização desta matéria.
Saudade Azevedo, secretária de Saúde, pontuou que a pasta que está à frente deu um passo importante para melhorar a saúde dos mossoroenses. "Hoje a gente lançou um projeto muito importante para a comunidade. O Família em Foco já nasceu grande e vai continuar assim. Quem ganha com isso é a população por ter as Unidades de Saúde abertas aos sábados. Vamos continuar com esta mesma empolgação nas outras Unidades.", destacou Saudade. Antônia Evarista, mais conhecida como Toinha do Sorvete, mora no Assentamento Pomar. Ela veio cedo para receber os cuidados médicos na UBS Luiza Vanessa. Há dois anos que não fazia um atendimento com Ginecologista. "O atendimento que eu recebi foi muito além do que eu imaginava. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. Espero que continuem assim.", afirmou moradora do Pomar. Foram parceiros do Família em Foco a Residência de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande (UERN), Universidade Potiguar (UNP), Secretarias Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e os Educadores do Campo no Campo.