terça-feira - 11/06/2024

Família Acolhedora

Seleção pública para formação de cadastro para o Serviço de Acolhimento na modalidade “Família Acolhedora”.

Por: Wesley Duarte

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), segue com as inscrições de seleção para formação de cadastro para o Serviço de Acolhimento na modalidade “Família Acolhedora”.

PROPOSTA - O objetivo da seleção é cadastrar famílias residentes no município de Mossoró que tenham interesse em participar do serviço “Família Acolhedora”, modalidade de acolhimento provisório destinado a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em razão das famílias de origem ou responsáveis encontrarem-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

“Ciente da importância de conseguirmos implementar este serviço pensando em fortalecer a política de proteção a crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Mossoró segue com o edital aberto, visando ampla divulgação, sensibilização e alcance de potenciais famílias acolhedoras, enfatiza a psicóloga da Semasc, Lígia Souza.

O serviço de atendimento às famílias organiza e acompanha o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias acolhedoras, previamente selecionadas e preparadas pela equipe da Assistência Social. O período em que a criança ou adolescente permanecerá, será o mínimo necessário para o seu retorno em segurança à família de origem ou o encaminhamento à família substituta, com base no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

Interessados podem se inscrever por meio do preenchimento e envio da documentação através do seguinte endereço eletrônico: familiaacolhedorapmm@gmail.com. Dúvidas poderão ser sanadas de segunda a sexta-feira pelo telefone: (84) 2140.6059.

O tempo de acolhimento em família acolhedora pode durar até 18 meses, de acordo a decisão judicial, viabilizando um salário mínimo mensal como bolsa-auxílio.

Confira publicação no Diário Oficial de Mossoró: Clique aqui

Edital completo e anexos: Clique aqui