terça-feira - 21/11/2023

“Fala Mossoró”: Urnas itinerantes democratizam participação popular em repartições públicas do município

Por: Italo Bruno

Desempenhando um importante papel na promoção da transparência e na participação popular, a Ouvidoria-Geral do Município (OGM) usa urnas itinerantes nos principais equipamentos públicos da cidade. A iniciativa objetiva ampliar o alcance e facilitar o acesso a esses serviços.

As urnas móveis são distribuídas em locais estratégicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), escolas e principais repartições públicas do município. Com isso, permite que as pessoas possam expressar seus anseios, sugestões ou até reclamações de forma anônima e prática.

Essa modalidade também visa atingir as pessoas com dificuldades de acesso aos canais on-line de comunicação, seja por questão geográfica ou por falta de recursos tecnológicos.

O uso de urnas itinerantes fortalece a democracia participativa e proporciona mais um canal inclusivo para os cidadãos compartilharem suas experiências e contribuírem diretamente na melhoria dos serviços públicos.

Toda participação é integrada a um método eficiente de acompanhamento e resposta às demandas recebidas. A coleta dos dados é segura e transparente, garantindo a confidencialidade das informações fornecidas pelos cidadãos e buscando colocar em prática sugestões, tais como as resoluções.

A utilização de urnas itinerantes representa um passo importante na aproximação entre a gestão e o povo. Com isso, a Prefeitura busca oportunizar cada vez mais ao cidadão uma participação ativa e direta na administração pública. Para isso, a Ouvidoria-Geral do Município conta hoje dez formas de atendimento que permitem aos usuários e à população em geral terem vez e voz. Além disso, o município demonstra o seu compromisso com a transparência, promovendo uma gestão ainda mais participativa e melhor para todos.