terça-feira - 28/09/2021

Exposição Auto da Liberdade Memórias fica em cartaz até o dia 30 de setembro

Por: DIRETI

A Exposição Auto da Liberdade Memórias ficará em cartaz até a próxima quinta-feira (30), no Partage Shopping. A exposição conta a história dos quatro atos libertários de Mossoró por meio de itens do Auto da Liberdade e fotos do espetáculo teatral que há 20 anos é encenado por artistas da terra. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o shopping.

Desde dia 1º de setembro a exposição está em cartaz no shopping, atraindo mossoroenses e visitantes de cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros. A visitação é gratuita. O encerramento ocorre no feriado municipal de 30 de Setembro, data que marca a libertação dos escravos em Mossoró.

Os quatro grandes fatos históricos de Mossoró são contados na exposição a partir dos itens do espetáculo teatral Auto da Liberdade, dentre eles, figurinos e acessórios usados pelo elenco. Também integram a exposição as fotos do espetáculo registradas pelas lentes de fotógrafos que participaram de edições da Maratona Fotográfica Mossoró Terra da Liberdade. O acervo foi reunido na exposição para preservar a memória e história da liberdade mossoroense, após a pandemia inviabilizar a realização do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021.

A exposição retrata a história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de Setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.

“A nossa história de liberdade é grandiosa e marcante. A exposição traz um pouco dessa história que foi contada brilhantemente pelos nossos artistas ao longo de 20 anos no Auto da Liberdade. A pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização do espetáculo, mas devemos manter a história de liberdade de Mossoró na memória da nossa gente e divulgarmos para todos”, destacou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

A Cia Bela Trupe de Teatro fará uma segunda apresentação da esquete “Marca de Mossoroense”, às 18h do dia 30. A esquete aborda os quatro atos de liberdade de Mossoró contados por atrizes e atores que interpretam Celina Guimarães, Ana Floriano, o prefeito Rodolfo Fernandes e um escravo. Yasmim Duarte interpreta Ana Floriano; Rayssa Fernandes faz o papel de Celina Guimarães; Júnior Félix se apresenta como Rodolfo Fernandes; e Adriano Duarte interpreta um escravo. A esquete conta com músicas de Cacau Monteiro e de Danilo Guanaes.

O horário de visitação da exposição segue o período de funcionamento do Partage Shopping, das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h domingos e feriados. Os visitantes devem seguir todas as recomendações e protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19 adotados pela Prefeitura de Mossoró e Partage Shopping. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.