quinta-feira - 21/11/2019

Experiências do Estação Juventude de Mossoró são destaques no Coines 2019

Por: Comunicação

Mossoró foi destaque na programação do XVII Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Coines), no Rio de Janeiro (RJ). O evento é um dos mais importantes do país na perspectiva da inclusão. O projeto de Mossoró apresenta a experiência do Estação Juventude com uma turma de surdos e ouvintes para formação na área de fotografia. 

“A oficina de fotografia do Estação Juventude possibilitou para o oficineiro e intérprete importantes experiências na formação docente. Para o intérprete, a necessidade de repensar o ensino para surdos na educação formal. Para o fotógrafo, que é graduando de pedagogia, a importância de rever a matriz curricular do curso”, explica Helen Flávia Lima, assistente do Estação Juventude, autora do projeto com o tema: “As narrativas de formação do oficineiro e intérprete de libras sobre a oficina de fotografia do Estação Juventude 2.0 em Mossoró”. 

A vice-prefeita Nayara Gadelha também participou do evento. Segundo ela, a participação do Município mostra o avanço das políticas de inclusão. “Mossoró foi reconhecida como uma cidade que avança na inclusão de pessoas com deficiência. Tivemos essa iniciativa e fizemos uma busca ativa no sentido de identificar esse público no Município que pudesse ser contemplado com a formação e posterior inserção no mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo. Já temos jovens interessados em outras oficinas, como doceria. Ficamos gratificados em possibilitar esse momento”, relata. 

A importância da inserção no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de inclusão. Essa é a opinião da professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Precisamos discutir a Lei Brasileira de Inclusão para que além das formações, possamos ter uma parceria com o empresariado para que essas pessoas possam ser contratadas e inseridas em postos de trabalho”, relata a educadora, que também participa da edição 2019 do Coines. “Esse projeto do Estação Juventude representa muito porque empodera os jovens surdos e dá oportunidades, sobretudo porque eles estão em situação de vulnerabilidade social”, complementa. 

Este ano o evento tem como tema: Protagonismo Surdo: desafios e conquistas em minorias culturais. 

O Estação Juventude 2.0 é um programa que busca ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos e promovam inclusão e participação social. Em Mossoró ele é desenvolvido pela vice-prefeitura através da Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal.

Tags:
Anterior Próximo