terça-feira - 30/10/2018

Estação elevatória da Bacia 1 garantirá saneamento básico em mais 4 bairros de Mossoró ainda em 2018

No próximo mês, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, entrega à Caern mais uma estação elevatória. Essa estação faz parte da Bacia 1, que abrange parte do bairro Barrocas, Cidade Nova, Santo Antônio, Santa Helena, Abolições 3 e 4, Pousada dos Thermas e Três Vinténs. As obras de saneamento da Bacia 1 estão divididas em duas etapas. Nessa primeira, a partir da conclusão da estação elevatória, serão realizadas as ligações dos bairros Abolição 3, Abolição 4, Cidade Nova e Três Vinténs. A segunda etapa será ligada na medida em que as redes coletoras estiverem prontas em parte do Santo Antônio, parte do Barrocas, Pousada dos Thermas e Santa Helena. A Estação Elevatória faz parte da estrutura que coleta, bombeia e transporta o esgoto das tubulações até a estação de tratamento. Assim como aconteceu nos bairros da Bacia 7, os moradores também estão recebendo visitas de uma equipe multidisciplinar formada por agentes de saúde, assistentes sociais e técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Município, que estão informando sobre os serviços de saneamento básico e também as orientações de como realizar a ligação do seu esgoto residencial para a rede e também os benefícios que o saneamento traz para a saúde e meio ambiente. A Prefeitura de Mossoró também está prestes a iniciar o processo licitatório para o início das obras de saneamento na Bacia 2, que compreende a região dos bairros Santa Delmira, Redenção, Integração e Wilson Rosado. Além disso, está trabalhando na elaboração do projeto para o saneamento básico da Bacia 8, que abrange os bairros Ouro Negro, Aeroporto e Quixabeirinha.
As obras de saneamento em Mossoró estavam paralisadas há vários anos e foram retomadas na atual gestão. Os recursos são oriundos de um convênio com o Governo Federal e abrangem ainda a construção do canal de drenagem do Santa Helena, construção de coletores tronco, emissários e recuperação de canais. O investimento é de 37 milhões de reais.