sexta-feira - 23/06/2023

Espetáculo "Chuva de Bala" registra grande público em última apresentação da temporada 2023

Por: Edinaldo Moreno

A última apresentação da edição 2023 do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró" aconteceu na noite desta sexta-feira (23), no adro da Capela de São Vicente, na rua Alberto Maranhão, Centro. Como ocorreu nas noites anteriores, um grande público acompanhou a encenação que conta a história de resistência do povo mossoroense à invasão do bando de Lampião.

Lampião era o cangaceiro mais temido do Nordeste. O bando de Virgulino Ferreira (Lampião) resolveu invadir à cidade de Mossoró há quase um século. A cidade soube da possível invasão e o prefeito na época, Rodolfo Fernandes, montou trincheiras para defender a população.

A peça é uma das maiores exibições teatrais a céu aberto do Brasil. O diretor-geral do espetáculo Leonardo Wagner avaliou como positiva a temporada 2023. Ele frisou que o público recebeu muito bem a encenação.

“Todas as noites tivemos lotação para assistir ao espetáculo. Este ano o 'Chuva de Bala' foi histórico, surpreendente, emocionante. Contar a mesma história 21 vezes para a gente é desafiador porque 20 edições já foram feitas com grandes mestres do teatro que contaram sua história da forma. Quando a gente recebeu a missão de contar essa história pela 21ª vez foi desafiador. O balanço que faço do "Chuva de Bala" é algo que vai ficar marcado não só na memória das pessoas, mas também no coração delas”.

Intérprete do personagem Jararaca, o ator Douglas Rafaell ressaltou a importância de participar deste momento histórico retratado no adro da Capela de São Vicente. “Quanto mais vai chegando esses 100 anos dessa história que vem sendo contada de formas diferentes mais a gente fica ansioso quando se aproxima os ensaios e depois as apresentações. É um trabalho incrível de todos que participam desta peça”.

A última noite de apresentação do "Chuva de Bala no País de Mossoró" teve gente que assistiu ao espetáculo pela primeira vez. Foi o caso de Sóstenes Costa, natural de Recife, em Pernambuco, mas que reside em Mossoró há 15 anos.

“É uma história linda e fortalece cada vez mais a resistência de Mossoró. É a primeira vez depois de 15 anos que estou aqui em Mossoró que assisto ao espetáculo. Tenho amigos que participam da encenação e sempre tive vontade de prestigiar e agora deu certo e estou aqui para presenciar esse momento histórico retratado em forma de espetáculo”.

O mossoroense Alisson Daniel também acompanhou o "Chuva de Bala" pela primeira vez. “É a primeira vez que estou acompanhando o espetáculo. A história enriquece a cultura mossoroense”, frisou.

Togo Ferrário tem uma filha no elenco do "Chuva de Bala" e esteve em todas as noites de apresentação da peça. “A edição deste ano está totalmente aprovada. Muito maravilhoso, muito bonito a edição 2023 do 'Chuva de Bala'”, destacou.

Nesta temporada o elenco contou 84 atores e atrizes. Ao todo, ocorreram 13 apresentações, sendo 12 delas normais (nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23) e uma especial para crianças da zona rural do município.

Em 2023, a direção-geral do espetáculo foi liderada pelo mossoroense Leonardo Wagner. O cineasta Plínio Sá ficou na assistência de produção, enquanto que Roberta Schumara à frente da coreografia e Romero Oliveira na composição e direção musical.

Leonardo Wagner comemorou grande público registrado todos os dias de apresentação. Foto: Wilson Moreno (SECOM)
O ator Douglas Rafaell deu vida ao personagem Jararaca. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Togo Ferrário tem uma filha que participou da edição 2023 do "Chuva de Bala". Foto: Wilson Moreno
Alisson Daniel assistiu pela primeira vez o espetáculo. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)