quarta-feira - 18/09/2019

Escolas municipais serão exemplos de gestão no projeto “Educação que faz a Diferença”

As Escolas Municipais Rotary e Professora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças, da Rede Municipal de Ensino, foram selecionadas para um estudo nacional que evidenciará experiências exitosas de educação pública no país. A pesquisa está sendo realizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), organizações responsáveis pelo projeto “Educação que faz a Diferença”, iniciativa que conta com apoio dos Tribunais de Contas de todo o país.

Em todo o Rio Grande do Norte apenas três escolas foram selecionadas. As duas municipais de Mossoró e mais uma terceira do município de Assu. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte visitaram as escolas mossoroenses na segunda quinzena do mês de agosto realizando questionários com todos os servidores que atuam no cotidiano escolar.

“Nós recebemos a equipe em nossa escola, o questionário foi aplicado comigo, diretora da escola, com a supervisão, com os professores e alunos. Eles realizaram um verdadeiro pente fino com o objetivo de entender como trabalho feito na escola gera tantos resultados positivos”, disse a diretora da Escola Municipal Rotary, do bairro Santo Antônio.

“Ficamos muito felizes em receber as equipes do Tribunal de Contas e mais felizes ainda com a impressão que a escola causou na equipe. Os resultados alcançados pela equipe pedagógica do Niná Rebouças são frutos de muito trabalho e empenho”, destacou a diretora da Escola Municipal Professora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças.

O projeto está sendo realizado para compartilhar as experiências de sucesso. O objetivo é identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotado por cada das escolas, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios.

“A realidade da Rede Municipal de Ensino vem sendo transformada nos últimos anos em termos de qualidade. Tudo isso graças ao modelo de gestão inovador, além do empenho dos professores. O Rotary e o Niná Rebouças foram as escolas selecionadas para o projeto, mas na nossa rede há também outra escolas que também são exemplos de gestão e desenvolvimento pedagógico”, finalizou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino.