quarta-feira - 08/11/2017

Escolas Municipais irão à Feiras de Ciências nacional e internacional

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino foram premiadas na VII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), através do Programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar. A Escola Municipal “Colégio Evangélico Leôncio José de Santana” irá para Abaetetuba, no Pará, e a Escola Municipal Genildo Miranda vai para o Equador. A viagem para o Pará está marcada para o final deste mês. Os alunos da Escola Municipal “Colégio Evangélico Leôncio José de Santana”, que desenvolveram o projeto “Capacete de Led” irão apresentar o trabalho na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), na cidade de Abaetetuba de 27/11 à 01/12 deste ano. Um professor acompanhará os alunos nesta viagem. “Nossos alunos desenvolveram um capacete de led, dotado de som, que acende e alarma, caso o usuário esqueça de prender a trava jugular do capacete. É um projeto que objetiva poupar vidas de ciclistas e motociclistas nos casos de acidentes de trânsito. Eles estão empolgadíssimos com a oportunidade da viagem”, disse a diretora da Escola Municipal “Colégio Evangélico Leôncio José de Santana”, Eliene Duarte. Já os alunos da zona rural, do Sítio Lajedo, da Escola Municipal Genildo Miranda, vão preparar as malas para mais longe. Eles irão participar do Concurso de Projetos Empresariais de Ciência, Tecnologia e Inovação, na cidade de Ampato, no Equador, com o projeto “Sistema de Irrigação Contínuo”. A viagem está marcada para abril de 2018. “Os alunos da nossa escola são da zona rural e desenvolveram um projeto que tem tudo a ver com a sua localidade e objetiva amenizar o desperdício de água que ocorre no bebedouro da nossa escola. A água é reaproveitada para irrigar a produção da horta que utilizada na própria merenda escolar”, comentou o diretor da Escola Municipal Genildo Miranda, Luciano Ricardo.