sexta-feira - 19/05/2023

Escolas municipais e UEIs de Mossoró desenvolvem atividades voltadas ao “Maio Laranja”

Por: Maricelio Almeida

As escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró estão desenvolvendo durante este mês ações referentes à temática de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As atividades voltadas ao “Maio Laranja” acontecem com a participação de toda a comunidade, envolvendo alunos, professores e as famílias dos discentes.

A ação é fruto do Programa Saúde na Escola (PSE), realizada a partir de parceria entre os articuladores do programa na Secretaria Municipal de Educação (SME) e técnicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também são articuladores do PSE. “Essa união resulta em momentos de aprendizagem, reflexão e diálogo”, destaca Rosiley Vieira, coordenadora de Projetos, Inovação e Tecnologia da SME e articuladora do PSE na educação.

Durante a programação, a temática do “Maio Laranja” é debatida utilizando estratégias como vídeos, contação de histórias, teatro, palestras, rodas de conversa, cartazes, passeatas, jogos e brincadeiras. As atividades são realizadas em parceria com universidades e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

“Essa ação é intensificada no mês de maio, mas é importante frisar que durante todo o ano as orientações, o apoio e diálogo sobre o tema são recorrentes nas escolas e Unidades de Educação Infantil”, finalizou Rosiley Vieira.