quinta-feira - 06/05/2021

Escola Municipal Francisco de Assis Batista recebe mutirão de manutenção e reforma

Por: DIRETI

O mutirão de recuperação das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Mossoró continua avançando. Nesta quinta-feira (6), a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no bairro Alto da Conceição, recebeu o mutirão de serviços com manutenções, construção de rampas de acessibilidade e adaptação das existentes, além de uma ampla reforma dos banheiros para solucionar problemas antigos.

De acordo Eslandia Gurgel, diretora da Escola Francisco de Assis Batista, há mais quatro anos os banheiros dos alunos estavam com infiltrações e o problema se agravou em 2020, quando o forro desabou de um dos banheiros.

“Esse problema já existe há mais de quatro anos, esse vazamento. O vazamento que surgiu na caixa d’água e desse vazamento caiu o teto do banheiro o ano passado. A situação mais crítica que a gente tem na escola é essa situação porque o banheiro está interditado totalmente”, disse a diretora.

Além dos serviços de manutenções, a escola terá segurança reforçada com instalação de extintores de incêndio e o cumprimento das normas de acessibilidade com adaptação das rampas existentes e construção de novas na parte externa e interna.

“Nós estamos fazendo o trabalho de manutenção, a reforma nos banheiros e uma reforma de acessibilidade, construindo rampas e adequando as que já existem. Neste momento já temos nove escolas entre manutenção e construção. Até junho, pelo menos, 20 escolas e unidades de educação serão beneficiadas com as obras e o trabalho de recuperação dos prédios”, explicou Hubeônia Alencar, secretária de Educação.

O mutirão foi iniciado em abril deste ano e o planejamento elaborado é para ampliar os serviços de manutenções para todas as escolas municipais e Unidades de Educação Infantil. Essa é uma ação integrada das secretarias municipais de Educação (SME) e de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

As escolas sem condições de acessibilidade, banheiros precários, com problemas de infiltrações serão prioridade. A manutenção tem como objetivo melhorar as condições de infraestrutura, beneficiando a comunidade escolar para quando as atividades presenciais forem retomadas. No início do ano, a Prefeitura de Mossoró mapeou as escolas e Unidades de Educação Infantil que necessitam de obras e serviços de manutenção essenciais.

“O que está sendo feito hoje em Mossoró é um grande mutirão para reformar as nossas escolas. Manutenção em todas as escolas e creches, tanto da cidade como da Zona Rural, no momento que as aulas estão sendo realizadas de forma remota e estão acontecendo. Nós estamos trabalhando para fazer a manutenção dessas escolas, principalmente deixando as funcionando na parte estrutural”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra.