quinta-feira - 09/07/2020

Equipes do Consultório na Rua e SEAS realizam atendimentos especiais na Praça da Catedral

As equipes do Consultório na Rua, em parceria com a equipe do Serviço de Abordagem Social (SEAS), realizaram uma ação para levar atendimentos de saúde e assistência social para as pessoas em situação de rua. A ação ocorreu na Praça Vigário Antônio Joaquim na noite desta quarta-feira, 08.

A coordenadora da Atenção Básica, Vandja Lima destacou que a ação maior foi idealizada pelo aumento do número de pessoas em situação desde o início da pandemia. “O que podemos perceber é que são pessoas de outras cidades e de outros Estados, algumas aqui de Mossoró, que devido à questão da vulnerabilidade social e econômica que se agravou, mesmo com o abrigo, o número é crescente”, afirmou.

Segundo Vandja, a ação tem o diferencial de estar trazendo as residências multiprofissional e médica, tanto com atendimento médico, como psicológico, vacinação, testagem rápida de DSTs. “Conseguimos mobilizar toda a residência para atender ao maior de pessoas, com testes de HIV, sífilis e hepatites, atendimento médico, além da triagem para detectar sintomas da covid”, continuou.

A média Andréa Taborda destacou que já existe um trabalho desde 2018, com a equipe de residência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a cada 15 dias, o atendimento médico e multiprofissional. Desde o início da pandemia estávamos realizando esse trabalho no abrigo social, mas temos visto que a população de rua está aumentando e programamos essa grande ação para reavaliar os nossos pacientes”, destacou.

Kamila Mirela, assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), explicou que o SEAS antes da pandemia vinha realizando um trabalho às terças e quintas-feiras e agora sempre um dia sim outro não, e todos os dias de finais de semana. “A gente está aqui para orientar, no sentido da documentação, benefícios sociais”.

Os números de acompanhamento do SEAS são bastante rotativos. “São, em sua maioria, pessoas de outros municípios. Temos mais de 300 cadastros de pessoas em situação de rua e um número médio por abordagem é entre 30 e 35 pessoas por noite”, continuou Kamila Mirela.

Ela explicou ainda que o de pessoas em situação de rua aumentou bastante neste período de pandemia, mesmo com a existência do abrigo social disponibilizado pela Prefeitura de Mossoró. “Acredito que isso seja causado pelo desemprego, da dificuldade de trabalho. Muitas pessoas que estão nas ruas hoje aqui em Mossoró vieram de outros municípios circunvizinhos. Eles vêm por necessidade financeira mesmo, alguns motivados pela drogadição ou conflitos familiares”, destacou.

Ela lembra que durante este período, a Prefeitura está disponibilizando o cartão do Restaurante Popular, para que as pessoas em situação de rua que não quiseram estar no abrigo social possam fazer a refeição, café, almoço e janta, todos os dias, em todos os Restaurantes Populares do município”, concluiu.