terça-feira - 21/07/2020

Equipe do SIM deve orientar estudantes da UFERSA no Programa de Residência Profissional Agrícola

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura, se reuniu com a equipe do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) para a viabilização de uma parceria para o Programa de Residência Profissional Agrícola.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o primeiro edital do Programa de Residência Profissional Agrícola, cujo objetivo é selecionar projetos voltados para a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, de nível médio e superior, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.

A reunião aconteceu com a professora Sthenia Amora, Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, e o professor Jean Berg. “Será uma parceria para a realização da residência na área de Ciências Agrícolas, com um ano de prática que será realizada nas instituições privadas que são fiscalizadas e acompanhadas pelo SIM”, destacou Isadora Brasil, diretora do Serviço de Inspeção Municipal.

Ela explicou que o edital do Ministério da Agricultura contempla apenas as instituições federais e o convênio deve feito com instituições privadas. “O SIM vai ser apenas parceiro, para orientar no sentido do melhoramento das atividades das empresas para a adequação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”, acrescentou.

Esta foi a primeira de outras reuniões que deverão acontecer neste sentido. “Ainda não oficializamos na neste sentido. Teremos outras reuniões para a definição”, concluiu Isadora Brasil.