sexta-feira - 26/11/2021
Entrevistadores do Cadastro Único vão passar por capacitação
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizará no próximo dia 3 de dezembro capacitação com entrevistadores do Cadastro Único. O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo.
Marwyla Lima, assistente social, destaca a importância da qualificação destes profissionais no atendimento à população que procura o órgão. “A gente entende que para avançar com as entrevistas e fazer um trabalho qualificado precisamos qualificar necessariamente nossos entrevistados do Cadastro Único”, iniciou.
Ela explica que os entrevistadores realizam a entrevista social e necessitam da mais absoluta discrição e profissionalismo no atendimento à população.
“Eles (entrevistadores) realizam a entrevista social e chegam a preencher até quatro formulários. A gente entende que a nossa entrevista é muito mais do que preencher um formulário. Os profissionais precisam ter postura ética, sigilosa e uma análise mais humanizada do serviço e do usuário”.
Marwyla Lima ressalta ainda que, além das questões do Cadastro Único, outras situações nessa entrevista social podem ser identificadas.
“Na entrevista social podem ser identificadas situações de violência, de negligência contra crianças, adolescentes, idosos e outros encaminhamentos que podem surgir a partir da entrevista social porque os usuários vão respondendo às questões, e muitas das vezes eles trazem situações que devem ser tratadas pela rede.
A assistente social enfatiza que outros pontos serão abordados na capacitação. “A gente vai abordar, além das questões atinentes de Cadastro Único que são fundamentais, postura ética profissional durante o atendimento, a importância do sigilo profissional, tudo isso dentro dessa capacitação e nivelamento”, finalizou.