quinta-feira - 17/07/2025
Entenda o significado do “Sal & Luz” no contexto bíblico
Entenda o contexto bíblico sobre as palavras que norteiam o nome do evento "Mossoró Sal & Luz".
Por: Solange Santos
O maior evento gospel do Estado do Rio Grande do Norte, “Mossoró Sal & Luz”, nasceu há 4 anos na cidade de Mossoró. Na primeira edição, mesmo com uma chuva inesperada, o evento teve um avivamento espiritual para os fiéis. O público presente recebeu cada gota de água como uma bênção vinda do céu. Mas o que realmente significa a expressão “Sal & Luz”?
Para os evangélicos, a expressão “Sal & Luz” remete a influência positiva que cada servo deve exercer no mundo, irradiando amor, verdade e justiça. Na Bíblia Sagrada, no Evangelho de Mateus 5: 13, 14 e 16, está escrito:
“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, se não para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".
O pastor Wendel Miranda, da Igreja Assembleia de Deus, explica o significado do “Sal & Luz” para os cristãos, segundo as Sagradas Escrituras.
“A Bíblia fala do sal e da luz como uma representação do testemunho cristão. Jesus falou sobre isso, destacando que o compromisso de fé de quem tem a Cristo como seu Senhor e Salvador deve ser transmitido nas suas atitudes e no seu comportamento. O sal, aonde chega, influencia, tempera, e preserva. Essas características do sal têm um significado muito importante na Bíblia, onde destaca que se o sal for insípido, não cumprir a sua função de influenciar, acaba que perde o sentido de ser o sal. A luz é uma representação direta também dos discípulos de Cristo, aqueles que seguem a Cristo como seu Senhor, eles devem iluminar, influenciar com seu testemunho, com as boas obras geradas pela fé que tem no seu coração. Se a luz não brilhar, não cumprir essa função, ela não tem sentido de ser luz. Então, essa autenticidade de fé é um compromisso de testemunho, tanto presente no sal, como também na luz”, esclareceu.
A cada ano o “Mossoró Sal & Luz” toma proporções maiores na estrutura e programação. Este ano de 2025, além do polo principal “Estação das Artes”, o público poderá participar de outros ambientes preparados como: “Polo Celebração” com apresentações musicais de artistas locais, “Polo da Palavra” com mensagens bíblicas, palestras e adoração, “Polo Sabedoria” com exposições de escritores e editoras e o “Polo Maná” com vendas de comidas.
Segue a programação do polo principal “Estação das Artes”
Sexta-feira (18):
Eyshila;
Som e Louvor;
Isaías Saad.
Sábado (19):
Novo Som;
Gabriel Guedes;
Valesca Mayssa.
Quinta-feira (24):
Cícero Oliveira;
Thalles Roberto;
Eli Soares;
Paulo César Baruk.
Sexta-feira (25):
Maria Marçal;
Cassiane;
Bruna Karla.
Sábado (26):
3 Palavrinhas;
Leandro Borges;
Midian Lima;
Isadora Pompeo.