sexta-feira - 29/04/2022

“Embaixadores” destacam importância da agricultura familiar em palestra na zona rural

Por: Thiago Braga

O programa “Embaixadores: Juventude e Cidades Sustentáveis” 2022 realizou nesta quinta-feira (28) mais uma palestra para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O encontro foi realizado na Escola Municipal Genildo Miranda, localizada no Polo Alagoinha, zona rural de Mossoró.

A palestra ministrada por estudantes universitários do programa da Prefeitura de Mossoró trouxe como tema “Agricultura Familiar”. O assunto foi trabalhado em sala de aula na perspectiva “Fome Zero” que corresponde ao segundo dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2022, diferentemente do ano passado, as palestras acontecem de modo presencial nas escolas do município. “É um momento muito feliz para a gente chegar a mais uma escola e levar educação ambiental, incentivando as boas práticas. Através da metodologia aplicada, os alunos aprenderam a como plantar, cuidar da natureza, cuidar de si e de todos nós que fazemos parte do meio ambiente. Toda semana estamos levando a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para as unidades de ensino, mobilizando uma geração para o cuidado com a natureza”, pontuou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do município.

Participam do programa estudantes universitários de diversas áreas de conhecimento. Os embaixadores selecionados atuam durante 10 meses levand Educação Ambiental crítica para escolas da rede municipal. “Fiquei um pouco nervosa no início, pois foi meu primeiro contato com sala de aula. Mas a partir do momento que vi a interação deles e o interesse pelo assunto fiquei muito realizada em poder estar passando algo tão importante para nosso futuro”, disse Moniele Cabral de Assis, estudante do curso de Engenharia Civil.

“Participar do programa é muito importante para mim, pois contribui na minha formação como futuro professor. Com o programa consigo levar a conscientização ambiental para as crianças do nosso município. Nos estágios da faculdade tenho que dar mais foco nos conteúdos a serem batidos, mas com o programa consigo ter mais liberdade de abordar outros temas. Já participei da edição do ano passado e está sendo uma honra e uma experiência enriquecedora participar novamente”, declarou o Alan Victor Andrade Canton, estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O programa “Embaixadores: Juventude e Cidades Sustentáveis” é desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, (SEIMURB), por meio da Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).