domingo - 01/10/2023

Eleições para conselheiro tutelar seguem de forma tranquila em Mossoró

Por: DIRETI

O processo de escolha para conselheiro tutelar acontece de forma unificada em todo o país neste domingo, 1º de outubro, das 8h ás 17h. A eleição promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) permite à comunidade escolher representantes que estejam comprometidos na garantia dos direitos, tornando-se uma voz ativa na proteção de crianças e adolescentes.

Em Mossoró, nas 33ª e 34ª zonas eleitorais, a movimentação está tranquila, como enfatiza Dr. Olegário Gurgel, promotor da Infância e Juventude de Mossoró. “A votação é acompanhada pelo Ministério Público, pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Então, é um dia de movimento que está transcorrendo normalmente [..]. Correndo bem. Esperamos chegar ao final com os conselheiros eleitos e, ainda hoje, com a apuração total dos votos”, declarou.

Na Escola Municipal Professor Manoel Assis o fluxo segue tranquilo. A dona de casa Ana Lúcia aproveitou a manhã do domingo para exercer sua cidadania. “O Conselho Tutelar acolhe tanto as crianças como a família. Então, acho importante que você saia de casa para votar. Você que ainda não veio, venha, porque as eleições realmente valem a pena”, disse.

Antônio Flávio escolheu seu representante na 34ª Zona Eleitoral. Na sala de votação da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, Antônio fala da importância do voto. “A gente como cidadão tem que participar, escolher pessoas responsáveis. Mas a responsabilidade que o Conselho tem e a participação da gente torna uma eleição democrática e participativa”.

Para participar do pleito, a população deve observar à seção da zona eleitoral indicada no título de eleitor, e verificar os colégios eleitorais. Visando facilitar a participação popular, em Mossoró, a Prefeitura disponibiliza transporte coletivo gratuito para o pleito eleitoral. A votação para o Conselho Tutelar segue até as 17h deste domingo.