segunda-feira - 02/02/2026

Egresso do Escritório Social de Mossoró tem bom desempenho no Enem PPL e cursará Matemática no IFRN

O município de Mossoró foi o primeiro em todo o Brasil a aplicar o exame na própria sede do Equipamento Social

Por: Solange Santos

Foto: Divulgação PMM Foto: Divulgação PMM

Algumas escolhas na vida levam muitos a trilhar um caminho tortuoso, onde reconstruir a história se torna uma tarefa quase impossível. Já outros utilizam a experiência como impulso para conseguir voos mais altos. O jovem Francisco, influenciado por más companhias, se envolveu em situações que o levaram ao cárcere privado por oito anos. Naquele lugar, rodeado de pessoas, mas mergulhado em solidão, decidiu reescrever sua história por meio da educação. Com pontuação atingindo 800 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, Francisco cursará Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), realizou o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2025. O município de Mossoró foi o primeiro em todo o Brasil a aplicar o exame na própria sede da Semasc.

“Para mim foi uma experiência incrível, que com determinação, força e persistência consegui a vitória. Já estou cursando o 7º período de Pedagogia e agora vou fazer licenciatura em Matemática no IFRN, eu sempre gostei de estudar. Passei oito anos no cárcere privado, uma experiência que eu nunca tinha vivido. Quando entrei na prisão, eu disse para mim mesmo, que a partir daquele momento eu iria mudar o rumo da minha vida, e foi através da educação que consegui enxergar um futuro diferente”, declarou o egresso Francisco.

O Enem PPL foi aplicado em todo o Brasil, tanto para pessoas encarceradas em regime fechado, como também para pessoas que já saíram do sistema, mas que continuam cumprindo alguma pena em regime semiaberto, monitorados por tornozeleira eletrônica ou em regime aberto com prisão domiciliar. Nesta edição do Enem, participaram 33 egressos. A aplicação das provas aconteceu de forma sigilosa, respeitando as normativas do Ministério da Educação (MEC).

O Escritório Social (ES) é um equipamento da Proteção Especial da Semasc, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, em parceria com os governos estadual e municipal, atende pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, facilitando o acesso a serviços de cidadania, qualificação, emprego, saúde e educação. O equipamento é focado na reinserção social, autonomia, combate a discriminações e garantia de direitos.

Pabla Paschoal, diretora do Escritório Social

“É uma grande satisfação para a equipe poder saber que nosso trabalho gera frutos positivos e, que a gente pode, através do nosso atendimento, acompanhamento e da aplicação dessas provas, transformar vidas”, enfatizou Pabla Paschoal, diretora do Escritório Social.

Anterior Próximo