quarta-feira - 21/08/2019

Educação inicia curso de aperfeiçoamento sobre inclusão

A Secretaria de Educação iniciou, na noite desta terça-feira (20), no auditório da Faculdade Pitágoras, o curso “O currículo na escola: escuta as diferenças?” para 110 professores(as) de 37 escolas da Rede Municipal de Ensino, pensando em ampliar o espaço de diálogo reflexivo sobre o currículo na escola considerando as diferenças e singularidades dos estudantes. De agosto a outubro serão realizados três encontros mensais, com carga horária de 40 horas.

Atualmente são 1.070 alunos com algum tipo de deficiência em Mossoró, atendidos por professores capacitados ou em constante capacitação mais o apoio de 300 estagiários que atuam na Secretaria de Educação. Em um momento de reconhecimento ao trabalho dos professores, a Secretaria de Educação fez questão de homenagear todos os professores que compareceram ao primeiro encontro do curso.

“Eu não acredito em educação sem ter uma educação inclusiva. Nós estamos trabalhando com a elaboração dos novos currículos, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Não poderíamos pensar em deixar de fora as diferenças. Nosso encontro de hoje é justamente para proporcionar aos nossos professores as melhores condições de tratar as diferenças dentro da nova grade curricular.”, destacou a secretária de Educação Magali Delfino.

A secretária destacou ainda que a Prefeitura vem implementando a nova Base Nacional Comum Curricular. “Nós estamos implementando e proporcionando aos estudantes um currículo novo. Já nomeamos as novas comissões que estão estudando para elaborar os novos currículos da Rede Municipal de Ensino. Esse novo currículo tem todas as disciplinas que já existem, mas nós estamos inovando e implementando os novos currículos de acordo com a BNCC.”, afirmou Magali.

Magali Delfino, Glória Maria e a professora Conceição Alves com livro escrito por Glória Maria.

Conceição Alves, professora há 30 anos na Rede Municipal, está contente com as constantes capacitações que a Prefeitura vem ofertando, porque sabe que vai melhorar as assistências dos alunos com deficiência. “Todo conhecimento que vem para o professor é só para somar. A gente procura desenvolver em nossas salas de aula as habilidades que facilitem o conhecimento e a aprendizagem dessas crianças, que a gente recebe a cada dia em maior quantidade. É muito bom essas formações que acontecem sempre que a Rede Municipal nos oferece. Como professora, procuro sempre aproveitar. Assim nossas aulas serão mais produtivas e proveitosas para as crianças com deficiências.”, destacou a professora que ensina na Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, no bairro Santo Antônio.

O curso contou ainda com palestra “A BNCC e as diferenças”, ministrada pela professora Luciana Mafra, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Durante a formação dos professores Magali Delfino anunciou que cada escola vai receber dois exemplares do livro da estudante com deficiência visual Glória Maria, do 7° ano da Escola Municipal Senador Duarte Filho.