quarta-feira - 21/08/2019

Arte e criatividade marcam I Festival de Dança da Rede Municipal de Ensino

Passando a mensagem sobre a importância do uso consciente da internet, o I Festival de Dança da Rede Municipal de Ensino, teve como ponto alto a arte e a criatividade percebidas nas apresentações de cada escola participante. Com o tema “Conecte-se, desconectando”, a primeira edição do festival, realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, teve início na manha desta quarta-feira, 21, e os estudantes voltam a se apresentar amanhã, às 13h30.

Vice-prefeita, Nayara Gadelha, diz que o Festival de Dança vai ficar no coração da cidade.

Representando a prefeita Rosalba Ciarlini, a vice-prefeita, Nayara Gadelha, ressaltou as ações da Secretaria Municipal de Educação, que sempre está a postos para desenvolver importantes projetos. “Parabenizo a Secretaria de Educação e cada escola aqui presente. Tenho muito orgulho de vocês, e como jovem vice-prefeita da cidade, sei da importância da dança, da cultura, da arte, e que vocês não deixam isso ser esquecido de forma nenhuma. Esta é a primeira edição desse evento, e com certeza o Festival de Dança ficará marcado no coração de Mossoró”.

Secretária de Educação Magali Delfino, parabenizou esforço dos professores e diretores.

Na abertura da programação, a Secretária Municipal de Educação, Magali Delfino, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação e aos diretores que atenderam o chamado. “A realização desse grande evento se deve ao trabalho da nossa equipe, que através da coordenadora da Educação Física Escolar, Fátima Queiroz, idealizou o festival. Assim como o esforço dos professores e diretores que apesar das dificuldades não deixaram de lutar. Nove escolas estão participando deste I Festival de Dança, e no próximo ano esperamos que esse número se multiplique”.  A secretária lembra que esse evento é de grande importância por abranger além da questão do uso consciente das tecnologias, tratar a questão do sedentarismo, estimulando a prática da dança para os nossos alunos e professores.

Ainda segundo Magali Delfino: “Fátima foi muito feliz ao escolher esse tema. Em breve vamos ver uma revolução e a reforma dos laboratórios de informática das escolas municipais”, ressalta. Ela adianta que durante o Mossoró Cidade Junina 2020, a Praça de Eventos ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, e as escolas farão uma grande festa. A dança já vem sendo trabalhada desde 2017 dentro das ações da Rede Municipal de Ensino, com a realização do projeto Arte e Movimento da Educação Infantil, que hoje já reúne 27 Unidades de Educação Infantil (UEIs).

A idealizadora e coordenadora geral do I Festival de Dança, Fátima Queiroz, faz questão de enfatizar que o tema central e os subtemas foram definidos em reuniões da equipe da Secretaria de educação, mas que as escolas ficaram livres para criarem suas apresentações, e esbanjaram criatividade. “É importante lembrar que algumas musicas apresentadas foi de autoria dos alunos e professores, inclusive a música de encerramento que foi composta por uma aluna da Escola Municipal Rotary”.

Diretora da E. M. Raimundo Fernandes, fala da importância de estimular o trabalho em rede.

Silvia Vale, diretora da Escola Municipal Raimundo Fernandes, do bairro Santo Antônio, comenta que o festival possibilita a realização do trabalho em rede entre as escolas do município, e mostra a sociedade quantas habilidades e recursos estão presentes no trabalho das escolas municipais de Mossoró, como a questão motora, cognitiva, a importância do relacionamento interpessoal, a aproximação com as famílias dos estudantes.

Ansiosa por sua apresentação, a estudante do 4º ano da Escola Municipal Raimundo Fernandes, Maria Yasmin, diz que sempre gostou de dançar e que aprendeu muito com o tema da apresentação. “Esse festival está sendo muito legal, nossa apresentação ficou muito linda, quero participar todos os anos”.

Já para a aluna do 9º ano da Escola Municipal Rotary, Andressa Lorrany, de 15 anos, o Festival de Dança desperta nos estudantes o gosto pela arte. “As vezes a gente nem sabe que tem esse talento e acaba se interessando quando participa desse tipo de evento. Dança é arte e diversão. Sempre participo de apresentações e acho muito importante”.

Participam do I Festival de Dança da Rede Municipal as Escolas Municipais, E.M. Rotary, E.M. Raimundo Fernandes, E.M. Raimunda Nogueira do Couto, E.M. Marineide Pereira da Cunha, E.M. Alexandre Linhares, E.M. José Benjamin, E.M. Senador Dinarte Mariz, E.M. Desdeth Cecílio (Zona Rural).

Entre os temas abordados nas apresentações estão o uso excessivo da internet, o bullying, a internet e seus malefícios, a violência, e a importância de se desconectar para brincar, praticar esportes, e usar a tecnologia a favor da educação.