sexta-feira - 19/10/2018

Educação fará formação de professores para Olimpíada de Língua Portuguesa

Neste sábado, 20, a Secretaria de Educação realizará a Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento vai acontecer no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e vai contar com a participação de 27 professores de Língua Portuguesa, 65 professores do 5º ano, e mais 5 técnicos da Secretaria Municipal de Educação. O acesso será pelo portão de trás. “Essa formação será iniciada de forma presencial neste sábado e após isso os professores darão continuidade a essa etapa de forma online. Toda a preparação é para a edição de 2019 da Olimpíada de Língua Portuguesa e objetiva preparar os professores no sentido de oferecer a eles elementos para que esses educadores possam auxiliar seus alunos na execução das atividades da olimpíada”, explicou Juscileide Gurgel, coordenadora municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa. A formação presencial será ministrada pela professora Hubeônia Morais de Alencar, Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Diretora da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Essa Formação, além de fazer parte da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2019, visa incentivar os professores lotados na Secretaria Municipal de Educação de Mossoró a trabalharem cada vez mais com os alunos, na perspectiva de formar leitores, e, consequentemente, melhorar o IDEB da nossa rede de ensino”, completou Graça Araújo, coordenadora do Anos Finais do Ensino Fundamental. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema escolhido desde sua primeira edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.