sexta-feira - 28/03/2025
"EdPopSUS" selecionará trabalhadores da saúde de Mossoró para curso de aperfeiçoamento
Por: Thiago Braga

Trabalhadores da saúde do município de Mossoró podem se inscrever em Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). São 105 vagas ofertadas para a formação de três turmas em Mossoró.
Entre o público-alvo da iniciativa estão os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias (ou de vigilância em saúde, de saúde pública, guardas sanitários, etc). Além disso, podem participar outros trabalhadores técnicos que tenham pelo menos seis meses de experiência na Atenção Básica do Serviço Único de Saúde (SUS).
De acordo com o edital, a proposta visa selecionar educandos para o curso de Educação Popular em Saúde, EdPopSUS, com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar trabalhadores da atenção básica do SUS e lideranças comunitárias para a implementação de ações de educação popular em saúde nos territórios e serviços de saúde.
O Processo Seletivo para educandos do EdPopSUS será efetuado em duas etapas: Análise de currículo; Análise de relato de experiência e carta de intenção.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de abril de 2025. O interessado deve efetuar a inscrição por meio do seguinte link: https://forms.gle/eEDQ6x1epgri9SMy9
Os candidatos selecionados para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde receberão ajuda de custo para alimentação e transporte, em 1 (uma) parcela de R$ 500,00 ao final do segundo mês do curso. Todos os candidatos que cumprirem os requisitos mínimos de 75% de frequência no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde e nota igual ou acima de 6 (seis) serão certificados.
O Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o preenchimento de vagas para educandos na Terceira Edição do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdPopSUS, no estado do Rio Grande do Norte, pode ser conferido em: https://www.epsjv.fiocruz.br/edpopsus
EDPOPSUS - O curso Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS, é uma das estratégias de implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (Pneps-SUS) que, desde 2013, vem formando trabalhadores, principalmente Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias, e lideranças comunitárias para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.
A iniciativa é da diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (DGIP/SE/MS).