segunda-feira - 16/10/2023

Editais Lei Paulo Gustavo: plantão para esclarecimento de dúvidas contemplará comunidades rurais nesta quarta-feira

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró realizará, nesta quarta-feira (18), plantão destinado a esclarecer aos artistas da zona rural como inscrever projetos nos editais da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa se desenvolverá nas comunidades Jucuri e Maísa.

Na comunidade Jucuri, o plantão acontecerá das 10h às 12h, na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. Já na Maísa, a iniciativa terá início às 14h, seguindo até as 16h, na Associação Comunitária da Maísa.

Titular da Secretaria Municipal da Cultura, Igor Ferradaes destaca a importância da iniciativa e salienta a contribuição da Lei Paulo Gustavo para o fomento à cultura. "Vamos promover um tira-dúvidas e mostrar aos artistas da zona rural como inscrever seus projetos na Lei Paulo Gustavo. Uma lei de apoio à cultura que oferece ajuda financeira para os artistas realizarem trabalhos na área da música, artesanato, dança, filme com celular, teatro e todo tipo de arte cultural", declarou.

OS EDITAIS

A Prefeitura de Mossoró publicou no último dia 25 de setembro, no DOM (Diário Oficial de Mossoró), aviso de licitação de dois editais voltados à seleção de projetos que serão subsidiados pela Lei Complementar n.º 195, de 8 de julho de 2022 — Lei Paulo Gustavo. Os editais serão instrumentos de fomento à cultura na cidade.

Os editais desenvolvem-se por meio de Chamamento Público. O edital para projetos culturais contempla 21 modalidades, entre elas produção de peças artesanais, artes visuais, produção circense, dança, literatura de cordel e outras.

Já o edital da área audiovisual atende nove categorias, sendo elas curtas-metragens, documentários; videoclipes; média-metragem ou webséries; audiovisual com celular; podcast em série; minidocs; cinema itinerante zona rural; e cursos de formação, qualificação e difusão cultural.

Os editais são destinados a pessoas físicas ou jurídicas, associações culturais, cooperativas culturais e Organizações da Sociedade Civil (OSC) domiciliadas em Mossoró, cadastradas como agentes culturais, indicando e comprovando experiência na área cultural.

As inscrições para os editais são on-line e acontecem exclusivamente pelo site smic.mossoro.rn.gov.br. A íntegra dos editais, que dispõem do detalhamento sobre as seleções, está acessível pelo prefeiturademossoro.com.br e também pelo endereço smic.mossoro.rn.gov.br.