segunda-feira - 16/10/2023

Ações de prevenção à obesidade são realizadas nos equipamentos públicos municipais

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró dá sequencia as atividades voltadas à melhor qualidade de vida e saúde da população. Ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), visando à prevenção à obesidade.

As ações aconteceram em alusão ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.721/2008 e serve de alerta à população para prevenção da obesidade, cuidados com a saúde e estímulo a hábitos que promovam melhor qualidade de vida. Além disso, destacar a importância do tratamento e acompanhamento da obesidade por profissionais capacitados.

“A Secretaria de Saúde desenvolveu diversas ações no território com as equipes de Educação Física em parceria com a Universidade de Potiguar. Alunos do curso de Nutrição estiveram com esses profissionais de Educação Física, realizando ações de promoção e prevenção à saúde, enfatizando a importância de cuidar da nossa saúde como um todo. E também enfatizando a obesidade como uma doença crônica e também uma doença que está relacionada a várias outras doenças cardiovasculares, renais, diabetes, hipertensão”, explicou Luanda Mezaab, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição do município.

Em Mossoró, a programação aconteceu em praças públicas da cidade e ainda outros equipamentos. Na comunidade Quixabeirinha, bairro Aeroporto, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sueldo Câmara levaram as ações para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região.

No bairro Alto do Sumaré, zona Leste da cidade, as ações foram realizadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lahyre Rosado. Já o Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui realizou a sua atividade no CRAS do bairro Bom Jardim.

“A importância disso tudo é justamente conscientizar a população sobre os problemas relacionados à obesidade, bem como o estigma do peso, sobre a prevalência no nosso território dessa obesidade, desse sobrepeso. As ações conscientizam a população para que venha tomar devidos cuidados com a alimentação e atividade física para que não adoeça com tanta facilidade”, informou a coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição do município.

O Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF) integra essa iniciativa. Os profissionais desenvolvem um importante trabalho de prevenção a doenças crônicas. No município, são 25 grupos do IAF que realizam cerca de 3 mil atendimentos por mês.