terça-feira - 11/07/2023
“É muito importante, vai estar ajudando nossa formação”, diz estudante sobre o programa “Jovem do Futuro”
Por: DIRETI
“É muito importante, vai estar ajudando nossa formação a descobrirmos a nossa profissão e sermos inseridos no mercado de trabalho”. A avaliação é do estudante Lucas Gabriel, 16, sobre o programa “Jovem do Futuro”, da Prefeitura de Mossoró. Lucas é aluno do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana e enalteceu o programa, que visa assegurar formação cidadã e profissional a jovens de 15 a 18 anos.
As inscrições para o “Jovem do Futuro” seguem até esta terça-feira (11) e podem ser efetuadas por meio do endereço eletrônico jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br. O caminho para o crescimento e desenvolvimento do cidadão passa por pilares importantes, dentre eles a qualificação profissional. A Prefeitura de Mossoró está indo às escolas apresentar e convidar os adolescentes de 15 a 18 anos a participarem do programa "Jovem do Futuro”, oportunidade ímpar para a formação profissional e cidadã, que tem como público-alvo os adolescentes que estudam em escolas públicas, que estejam inseridos no Cadastro Único.
“O ‘Jovem do Futuro’ é um programa robusto que busca atender a juventude que está na zona rural, a juventude com deficiência, que está nos bairros mais distantes, e a que estuda na escola pública. Nosso objetivo é que o programa possa atender àquele que almeja ter oportunidades, fazer cursos e ter acesso ao mercado de trabalho”, destacou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.
Na manhã desta terça-feira (11), a equipe da Prefeitura de Mossoró esteve visitando a Escola Estadual Eliseu Viana. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas dos alunos, que enalteceram a iniciativa da Prefeitura em ter um olhar especial para a qualificação profissional.
O programa “Jovem do Futuro” destina 25% das vagas para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade a todos os públicos, pontuou Erison Natécio, secretário municipal de Assistência Social e Cidadania. “Estamos encerrando as inscrições hoje [11 de julho]. Destacamos que um ponto muito forte é a garantia de que jovens com deficiência tenham participação prioritária. A Secretaria vai dar todo apoio necessário com suporte para que eles possam participar do curso e, para isso, montamos toda uma logística”, explicou o secretário.
Vanderson Kaique é deficiente visual, cursa o 2º ano do Ensino Médio e demonstrou-se otimista para efetuar sua inscrição, além de parabenizar a Prefeitura por garantir no programa o acesso das pessoas com deficiência. “Minha expectativa é muito bacana, estou muito ansioso para fazer a inscrição. É uma inscrição para inserir os jovens no mercado de trabalho. A acessibilidade é muito importante, o acesso das pessoas com deficiência, quer seja auditiva, visual, cadeirante. Que elas possam encontrar a oportunidade para entrarem no mercado de trabalho e que consigam fazer esses cursos com total acessibilidade”, concluiu.