terça-feira - 04/05/2021

Durante Maio Amarelo, Saúde municipal atua com ações através do PVT

Por: DIRETI

Com o tema "Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito", a edição deste ano do Movimento Maio Amarelo mobiliza diferentes setores e secretarias da Prefeitura de Mossoró para promover a conscientização visando reduzir os índices de acidentes de trânsito. "Nosso papel é contribuir para que tenhamos um trânsito com respeito e responsabilidade", salienta Luciane Barreto, responsável técnica do Programa Vida no Trânsito (PVT), ligado à Vigilância em Saúde do município e Secretaria Municipal de Saúde.

O Maio Amarelo é uma iniciativa brasileira voltada para vigilância, prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a década, com ações pela segurança no trânsito.

Programa foi oficializado em 2019

O Programa Vida no Trânsito (PVT) foi implantado em Mossoró no ano 2017 e oficializado em 2019 através do decreto número 5.385 de 27 de maio de 2019 e portaria número 170/2019. Houve a nomeação de 20 instituições parceiras que atuam em favor da paz e da saúde no trânsito. "São parceiros representantes tanto do governo municipal como da sociedade civil", explica.

Um relatório técnico foi feito pela equipe do PVT em parceria com o Núcleo de Segurança Viária do estado do Rio Grande do Norte, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O levantamento apresenta os dados dos últimos 3 anos tendo como fonte: PRF e Núcleo de Segurança Viária do RN.

Em 2018 foram contabilizados 574 acidentes com 13 óbitos. Em 2019 foram registrados 633 acidentes e 9 óbitos. Já em 2020: 455 acidentes de trânsito e 8 óbitos. Em média,  67 % das vítimas são homens.