quinta-feira - 27/04/2023
Dia Nacional da Caatinga é lembrado com atividade voltada à preservação do meio ambiente
Por: DIRETI
O Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira recebeu na manhã desta quinta-feira (27) alunos da Rede Municipal de Ensino para atividades em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, lembrado nesta data, 28 de abril.
O Dia Nacional da Caatinga foi criado há 20 anos para enaltecer a rica biodiversidade do único bioma exclusivamente brasileiro. Esta data tem como objetivo homenagear esse bioma e também conscientizar sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.
Alunos da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha das turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e alunos do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura participaram das atividades. Durante a programação, os alunos fizeram uma trilha ecológica dialogada, oportunidade em que foram mostradas ao longo do percurso as plantas do nosso bioma, apresentando a biodiversidade e toda sua importância.
“Estamos realizando essas atividades em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, através da direção do Parque Municipal e da Gerência de Educação Ambiental. Hoje estamos recebendo 96 crianças”, destacou Regilene Freitas, diretora do Parque Municipal.
A professora Maria Ioneide, do 2º ano da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, ressaltou a importância da ocasião. “É um momento ímpar para toda a criançada conhecer a nossa fauna, foi divertida e uma aventura, vendo e conhecendo de pertinho toda nossa cultura e vegetação”, disse.
“As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco o ecossistema dos animais aqui do Parque e, em seguida, através de pinturas, apresentar o que viram e vivenciaram durante as atividades”, salientou Márcia Egina, gerente de Educação Ambiental do Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira.
Diretora da Escola Municipal Felício de Moura, Elque Amorim enalteceu a ação desenvolvida pelo Parque Municipal. “Um momento muito importante em alusão ao Dia da Caatinga. Tirar a criança de sala de aula para vivenciar de perto, ver a natureza com trilhas e com atividades voltadas para o tema”, frisou. “Como professora, sinto-me lisonjeada em poder vivenciar isso tudo com eles”, acrescentou Elque Amorim.