“Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”: Prefeitura de Mossoró comemora avanços da inclusão no município

Em cada evento realizado pela Prefeitura de Mossoró, a Semasc viabiliza o espaço e a garantia de direitos da Pessoa com Deficiência, uma pauta garantida por meio do ‘Front da Inclusão”, Intérprete de Libras e Pontos de Inclusão.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

No “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, comemorado neste dia 3 de dezembro, a Prefeitura de Mossoró celebra os avanços da inclusão no município, permitindo que a igualdade prepondere entre todos durante os eventos da cidade e na Rede Municipal de Ensino.

Lelimar Bezerra, coordenadora da educação especial  (foto: divulgação PMM)

“Na Rede Municipal de Ensino tivemos avanços com relação ao atendimento educacional especializado, ampliação das salas de recursos de 2021 para cá, onde é realizado o atendimento educacional especializado aos estudantes da rede. Nós também tivemos a implantação dos intérpretes nas escolas, onde os alunos com surdez são acompanhados pelos intérpretes. Com o aumento da procura de matrículas para PcDs, ampliamos o quadro de estagiários e dos auxiliares do ‘Programa Incluir’. A Secretaria de Educação também realiza formações, estagiários, professores de atendimento à educação mais especializada e diretores. Temos ainda um caminho a trilhar, mas já podemos comemorar os avanços na Rede Municipal de Ensino de Mossoró”, declarou Lelimar Bezerra, coordenadora da educação especial.

Em cada evento realizado pela Prefeitura de Mossoró, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) viabiliza o espaço e a garantia de direitos da Pessoa com Deficiência, uma pauta garantida por meio do “Front da Inclusão”, Intérprete de Libras, Pontos de Inclusão com distribuição de abafadores para as pessoas com acessibilidade auditiva, colar de girassol e orientações ofertada por uma equipe preparada para atender esse público. 

 Shirley Targino - secretária da Semasc (foto: Lucas Bulcão - Secom/PMM)

“Sempre temos o cuidado de proporcionar espaços adequados para que cada Pessoa com Deficiência de Mossoró e seus acompanhantes possam desfrutar dos eventos da cidade. Temos sempre uma equipe disponível para atender com todo o zelo que eles merecem. Neste ‘Estação Natal’, por exemplo, estaremos todas as noites com nosso ‘Ponto de Inclusão’ oferecendo abafadores, colar de girassol e toda informação que pudermos oferecer”, pontuou Shirley Targino, titular da Semasc.

Cláudia Medeiros, vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Mossoró - Adefim  (foto enviada)

“Sou uma mulher com deficiência, ativista que luta pela inclusão. Hoje, celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é muito significativo para mim. Eu sei que todos os dias lutamos para que a sociedade nos veja, mas, ao mesmo tempo, fico muito feliz de ver que, aos poucos, a nossa cidade está se tornando mais inclusiva. Quando estou me organizando para ir a algum evento do município de Mossoró, saber que terei a tranquilidade de um espaço com acessibilidade e segurança é maravilhoso”, concluiu Cláudia Medeiros, vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim).

Anterior Próximo