sexta-feira - 03/09/2021

Dia do Guarda Civil é comemorado por conquistas e valorização da categoria

Por: Wesley Duarte

A Guarda Civil Municipal de Mossoró tem transformado a vida dos mossoroenses, promovendo segurança pública em várias regiões da cidade. Nesta sexta-feira, 3 de setembro, é celebrado o Dia do Guarda Civil. A data é comemorada desde 1966, homenageando guerreiros e guerreiras que lutam diariamente para proteger o cidadão e o patrimônio público.

A gestão municipal investe, valoriza, capacita e presta homenagem aos profissionais que trabalham para proporcionar mais segurança ao cidadão mossoroense. Chefe do Poder Executivo, Allyson Bezerra reconheceu e parabenizou as equipes pelo trabalho desenvolvido na cidade. "Reconhecemos o papel importante da Guarda Municipal para a população mossoroense, levando proteção para os prédios públicos, para a zona rural e para todos os cidadãos”, enfatizou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Cledinilson Morais, enalteceu o empenho das equipes e parabenizou a categoria. “Parabenizo a dedicação e o empenho desses valorosos guardas que diuturnamente estão nas ruas defendendo o cidadão mossoroense. A Guarda Municipal vem fazendo um excelente trabalho em nossa cidade, seja através do pelotão da Patrulha Maria da Penha, ações ambientais, ROMU, são profissionais capacitados que estão para servir à cidade”, disse.

Allyson Bezerra destacou ainda que “vamos continuar valorizando a Guarda Municipal, garantindo equipamentos e melhores condições de trabalho para a categoria. Hoje, especialmente, parabenizo os homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal de Mossoró pelo importante trabalho prestado à sociedade mossoroense”, finalizou.

Desde o início do ano, a Guarda Civil Municipal é valorizada e recebe atenção especial do Poder Executivo. Vários investimentos foram feitos para melhorar a segurança do município. A frota de viaturas foi ampliada e renovada, houve aumento de 50% do efetivo nas ruas e instalação de pontos fixos nas unidades do município, gerando mais segurança para a cidade. Vários benefícios para a população, que agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Mossoró em promover segurança pública para a cidade.

“A gente estava precisando da presença da Guarda Municipal aqui no Mercado do Alto da Conceição. Agora temos segurança durante todo o dia, antes tínhamos receio de vir trabalhar e acontecer alguma coisa. Agora com a Guarda, a gente trabalha com mais tranquilidade”, relatou Maria Marta, comerciante.

Cledinilson Morais destaca que “nosso objetivo é qualificar, capacitar e treinar os guardas municipais. No início da gestão só tínhamos quatro viaturas, essas sem nenhuma condição de trabalho. Foi feita a renovação de toda a frota, dando melhor conforto e dignidade para que os profissionais pudessem trabalhar com mais segurança no atendimento às ocorrências”, disse.

Neste ano, o “Dia do Guarda Municipal" é comemorado em Mossoró com um fato marcante que ficará para a história da instituição. O município conseguiu junto à Polícia Federal o porte institucional de arma de fogo da Guarda Municipal. O porte institucional era esperado há mais de 9 anos pelos Guardas Municipais, o que era um sonho virou realidade em apenas 8 meses de trabalho, investimentos e valorização.