domingo - 16/05/2021

Dia do Gari: trabalhadores enaltecem o amor à profissão e zelo pela cidade

Por: Thiago Braga

Neste domingo, 16 de maio, é comemorado o dia do gari no Brasil. A data é uma homenagem aos profissionais que atuam na limpeza de praças, ruas e avenidas. São homens e mulheres que trabalham para deixar a nossa cidade mais limpa e bonita. Trata-se de um profissional essencial para o funcionamento do munícipio com serviços prestados nas zonas Urbana e Rural.

Em Mossoró, Adriana da Silva é uma das muitas mulheres que trabalham limpando ruas e avenidas. Com atuação há mais de doze anos na área, ela se diz satisfeita e realizada com a profissão. “Eu amo essa minha profissão de gari. Gosto muito dessa profissão que é ser gari. Eu trabalho animada, contente, muito alegre. Porque eu amo muito essa profissão”, destacou a gari.

A alegria é uma das marcas de Adriana. Por onde ela passa se ouve o som da vassoura varrendo chão e também a música que é uma das aliadas da profissional no dia a dia. Durante o trabalho, ela expressa sua positividade por meio das canções. “Eu sou direto alegre, pra mim não tem tristeza. Todos os dias eu passo varrendo, cantando, animando as pessoas. Eu amo cantar. Já sou conhecida por cantar por onde eu passo”, explicou.

Outro profissional dedicado é Luiz dos Santos que já está há mais de duas décadas exercendo a mesma profissão. “Já vai fazer vinte e cinco anos que eu trabalho nessa profissão e eu acho muito bom esse serviço. Tenho muito prazer em trabalhar como gari. É dessa profissão que eu sustento minha família, cuido dos meus filhos”, disse o gari.

“Eu adoro trabalhar arrumada, com maquiagem, toda produzida. E sempre com sorriso no rosto, apesar de estar com a máscara que eu uso para me proteger. A gente sempre mantém a animação todo dia”, frisou Adriana da Silva

A Prefeitura de Mossoró reconhece o valor e dedicação de cada profissional em zelar pelo nosso município. “Você que faça chuva ou faça sol se dedica para deixar nossa cidade a cada dia mais limpa e mais bonita merece sempre o nosso respeito e nossa homenagem, parabéns a todos os garis pelo seu dia, uma das profissões mais importantes para a nossa sociedade”, agradeceu Brenno Queiroga, secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

Fotos: Allan Phablo/PMM