sábado - 20/08/2022

"Dia D de Vacinação": Prefeitura de Mossoró imuniza crianças contra pólio e promove multivacinação neste sábado

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando vacinação de crianças contra poliomielite e também promovendo a multivacinação. A imunização faz parte de uma mobilização nacional. A vacina contra poliomielite é destinada a crianças menores de 5 anos e a multivacinação volta-se à atualização da caderneta vacinal da criança ao nascer até a adolescência, menores de 15 anos.

“Hoje é um dia de mobilização nacional onde estamos trabalhando essas duas campanhas. Os pais ou responsáveis devem trazer essas crianças para se protegerem contra essas doenças graves. Na busca ativa para reverter essa situação das baixas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde orienta que os municípios abram neste dia para tentarmos melhorar significativamente a cobertura vacinal”, declarou o coordenador de Imunização do município, Etevaldo Lima.

Leonardo Rafael, de 5 anos, chegou à UBS Vereador Lahyre Rosado com bastante energia e coragem. Ele falou que não chora mais para tomar a vacina. “Eu já tomei vacina no braço e na coxa, eu não tenho mais medo da agulha. As crianças podem vir sem medo tomar vacina”, disse.

O Pedro Vitor, de 9 anos, também compareceu a mesma UBS para se vacinar. Ele deixou um recado para as crianças que ainda têm medo da vacina. “Não precisa ter medo porque não dói, precisamos ficar protegidos”, enfatizou.

O enfermeiro Francisco Canindé Bezerra de Queiroz ressaltou como tem sido a participação da população no dia da campanha. “O Dia D de campanha é um momento que a comunidade tem para colocar o cartão de vacina em dia e é bastante importante essa procura, pois ainda estamos atravessando um momento de pandemia e a chegada de novas doenças”, frisou.

Porém, mesmo diante das campanhas de vacinação e imunizantes disponíveis nas UBSs, muitos pais ainda não buscaram assegurar a vacinação. “Ainda existe um déficit na caderneta de vacinação de muitas crianças. É importante que os pais se conscientizem que o propósito da vacina é proteger a vida dos filhos”, concluiu a técnica de enfermagem, Francineide Moura.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionaram até as 13h, mas a equipe da saúde vai estar atendendo em dois pontos extras em Mossoró neste sábado. No Partage Shopping, o atendimento começou às 10h e segue até as 18h. O outro ponto funcionará na “Festa da Imaculada Conceição”, bairro Alto da Conceição, das 18h às 22h.