sábado - 20/08/2022

Covid-19: Mossoró inicia aplicação de quinta dose em imunossuprimidos

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou neste sábado (20) a aplicação da quinta dose da vacina contra a Covid-19 em imunocomprometidos. A informação foi confirmada pelo coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

Nota técnica do Ministério da Saúde orienta aos estados e municípios a aplicação da quinta dose contra a Covid-19 para imunocomprometidos, a partir de 4 meses após a segunda dose de reforço, a chamada quarta dose.

De acordo com o documento, a medida é para os imunossuprimidos em alto grau de imunossupressão. Entende-se por imunocomprometidos:

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;

- Uso de corticoides em dose menor de 20mg/dia de prednisona ou equivalente por menor 14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.