sábado - 30/04/2022

Dia D de vacinação contra sarampo e influenza ocorre até as 17 horas em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou para a população mossoroense 14 pontos de vacinação em virtude do Dia D de Mobilização Nacional das campanhas contra a Influenza e o sarampo. Os grupos prioritários tiveram a oportunidade de receber o imunizante.

Foram disponibilizados para este dia 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o ponto extra instalado no Partage Shopping Mossoró. O horário de funcionamento nas unidades de saúde segue até às 17 horas, sem intervalo para o almoço. No shopping a vacinação ocorrerá até às 20 horas.

Estarão abertas até o final da tarde as UBSs Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel), Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré), Epitácio da Costa Carvalho (Pintos), Raimundo Renê de Castro (Boa Vista), Marcos Raimundo (Belo Horizonte), José Leão (Alto da Conceição), Sueldo Câmara (Aeroporto), Cid Salem (Abolição IV), Conchita Ciarlini (Abolição II), Maria Neide (Nova Vida), Ildone Cavalcante (Barrocas), Chico Costa (Santo Antônio) e Centro Clínico Evangélico (Centro).

Os idosos José Rufino de Medeiros e Dalvaci Morais de Lima aproveitaram o dia e se deslocaram até a UBS Raimundo Renê, no bairro Boa Vista, para tomarem a vacina. O idoso tomou a dose contra a Influenza e a senhora recebeu a quarta dose da vacina contra a Covid-19 e também contra a gripe.

“Isso. Aproveitei esse Dia D de vacinação e vi tomar a vacina contra a Influenza. Estou muito feliz. Fui bem atendido aqui no posto de saúde e graças a Deus estou imunizado contra a doença”, disse José Rufino.

“Acho maravilhoso porque já sou idosa e eu moro com minha mãe. Estou achando muito bom ter tomado a quarta dose da vacina contra a Covid e também contra a gripe. Vou trazer minha mãe também para ser imunizada”, falou Dalvaci.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da Saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 menores.

“Convocamos a população para procurar um dos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró para o Dia D de Mobilização Nacional das campanhas contra a Influenza e sarampo para se prevenirem contra esses agravos. A vacina é a saída para o controle para essas doenças. É importante que os pais tragam seus filhos de 6 meses a menores de 5 anos para se vacinar crianças, em se tratando da campanha da Influenza e sarampo. Já as crianças de 5 a 11 anos que não tomaram sua dose contra a Covid-19 que os mesmos possam estar comparecendo”, destacou o coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

Etevaldo frisa que a campanha nacional segue até o próximo dia 3 de junho e que quem não compareceu neste sábado dos grupos prioritários poderá de deslocar para alguma unidade de saúde para se imunizar ou vacinar crianças contra as doenças.

“A população pode sim estar buscando as unidades de saúde para se vacinar até o início de junho. A importância de ter um Dia D de vacinação é porque há uma mobilização da equipe exclusivamente só para a vacinação. Quem pôde comparecer hoje é importante, mas aquele que não teve condições de vir durante a semana até o dia 3 de junho segue a campanha nacional de vacinação”, concluiu.