sábado - 30/04/2022

Curso capacita agricultores do polo Jucuri para habilidade em eletricidade

Por: Edinaldo Moreno

O curso de eletricista realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande Norte (FAERN) foi encerrado na manhã deste sábado (30).

O curso teve carga horária de 78 horas. Durante 10 dias os agricultores do polo Jucuri tiveram a oportunidade de capacitação para habilidade em eletricidade. O instrutor do SENAR, Jonas Ramos, explicou o que os alunos aprenderam nesta capacitação básica em eletricidade.

“Esse foi um curso para formar os agricultores com habilidade em eletricidade. Eles aprenderam como fazer a instalação em residência e em equipamentos rurais como forrageira, bomba e outros equipamentos que eles tenham na situação de trabalho”, disse o educador.

Um dos 12 alunos que participaram do curso, Marcos Dias, agricultor que reside na comunidade de Jucuri, destacou a importância do curso para os agricultores do polo que agora tem como resolver pequenos problemas elétricos sem necessitar se deslocar a zona urbana em busca de um profissional da área.

“A gente aprendeu sobre o sistema básico de instalações residenciais como instalação de tomadas, interruptores, luminárias. Foi um curso excelente. Muita das vezes a gente tem necessidade de buscar eletricista fora da comunidade para tratar justamente desses problemas e agora o que aprendemos poderemos resolver pequenos problemas elétricos sem precisar trazer alguém da zona urbana para resolver o nosso problema”.

O prefeito Allyson Bezerra participou do encerramento do curso no Assentamento Vingt Rosado. Ele ressaltou o investimento da Prefeitura de Mossoró na assistência técnica ao homem do campo que tem o objetivo de capacitar e formar o agricultor para que possa desenvolver suas habilidades.

“Nós estamos com o programa Mossoró Rural, maior investimento que a Prefeitura de Mossoró faz em toda a sua história na assistência técnica nas comunidades rurais do nosso município. Nosso objetivo é capacitar, formar e dá assistência para que o agricultor possa desenvolver sua atividade rural. Com essa capacitação o homem do campo vai poder resolver bo dia a dia os problemas, que por ventura, possam aparecer, seja com a máquina, seja na residência”, disse Allyson que frisou ainda a felicidade dos agricultores que participaram do curso de eletricidade.

“O curso cumpriu com o objetivo da Prefeitura que é fornecer essa capacitação para os agricultores. A gente viu aqui a felicidade de todos eles”, finalizou.

O titular da SEADRU, Faviano Moreira, informou que este foi o sétimo curso realizado neste ano em parceria com o SENAR. Anteriormente, a comunidade do Carmo recebeu o curso de horticultura, o São Romão teve curso em suinocultura. Já a APAMA teve duas turmas no curso de derivados da mandioca e o Sítio Hipólito recebeu os cursos de boneca de fio r artesanato rústico.

“Estamos realizando o sétimo curso desde o início do ano. Aproximadamente 100 agricultores e agricultoras foram beneficiados, tanto com curso na área de produção animal, produção vegetal e hortaliças e na parte do artesanato e aqui finalizando neste sábado com o curso na parte de eletricidade, que tem uma importância espetacular para os agricultores que agora qualquer problema que eles possam ter nas residências conseguirão ter uma noção e capacidade de resolver esses pequenos problemas”.