sábado - 21/10/2023

“Dia D” de multivacinação em Mossoró tem boa adesão do público-alvo

Por: Fábio Oliveira

Mossoró viveu neste sábado (21) o “Dia D” de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mobilizou equipes em 13 pontos na cidade para atualização do esquema vacinal do público-alvo.  No total, foram aplicadas 1.412 doses.

Além de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também atuaram como ponto de vacinação o Partage Shopping, o Estande da Mister, no bairro Nova Mossoró, e a Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, no Sumaré.

A maioria dos pontos funcionou das 7h às 12h30. A exceção foi o posto instalado no Partage Shopping, que atuou das 10h às 18h.

A movimentação foi constante nos postos, para onde foram disponibilizadas as vacinas, ampliando a oferta dos imunizantes.

O comerciário Gilvan Mota Dias não perdeu tempo e foi à UBS Raimundo Renê, no bairro Boa Vista, para vacinar dois filhos e dois sobrinhos, logo pela manhã, mantendo o esquema vacinal dos pequenos em dia.

“É aproveitar essa oportunidade de também atualizar o cartão de vacina, né? Temos já visto, ao longo do tempo, como é importante a vacinação para a prevenção de doenças. Então, o meu papel é esse de vir atualizar e colocar em dia a vacina dos meus filhos e dos meus sobrinhos que eu trouxe também aqui”, comentou.

O comerciante Gilvan Mota levou filhos e sobrinhos para vacinar

Atitude igual teve o militar reformado Carlos Roberto, que levou a filha Paloma Roberta, de 11 anos, para manter a vacinação em dia.

“A gente tem que estar sempre acompanhando as campanhas de vacinação. Fora a campanha, você já tem que ter aquelas vacinas que são do cotidiano, para que nossos filhos mais tarde não sofram as consequências dos vírus que circulam em nosso país”, destacou.

Policial reformado, Carlos Roberto manteve a caderneta da filha Paloma em dia.

A conscientização pela importância de se proteger com as vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde também acontece com os filhos. É o caso da própria Paloma.

“É muito importante porque pode te auxiliar na sua saúde e influenciar as outras crianças a tomarem também a vacina para evitar doenças”, disse Paloma.

Apesar do público-alvo ter sido crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde não excluiu os demais públicos que procuraram os postos para atualização do esquema vacinal.

“O foco da multivacinação era o público menor de 15 anos, do nascimento até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Porém, nós não perdemos a oportunidade. Também foi ofertada a vacina para o pai, para a mãe, para o idoso, para o vovô, para a vovó, para toda a população, gestante, enfim. Aquele que trouxe sua caderneta de vacinação, se tivesse com alguma vacina em atraso ou no período de receber essas doses, estava sendo ofertado as vacinas e colocando em dia a vacinação”, destacou Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.

Para quem não aproveitou o “Dia D”, a vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município durante a semana.

“A procura foi boa nesse 'Dia D', mas quem não veio hoje pode vir durante a semana, de segunda a sexta, que nós temos a vacinação”, garantiu Maria Wigna Begna, diretora da UBS Raimundo Renê.

Maria Wigna, diretora da UBS Raimundo Renê, no bairro Boa Vista.

Os 13 pontos de vacinação:

No horário das 7h30 às 11h30:

Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, no Sumaré

No horário das 7h às 12h:

UBS Maria Neide - Jardins das Palmeiras; UBS Aguinaldo Pereira - Vingt Rosado; UBS Raimundo Renê - Boa Vista; UBS Raimundo Nonato (CAIC) - Belo Horizonte; UBS Chico Porto - Ouro Negro; UBS Lucas Benjamim - Abolição 3; UBS Cid Salém - Abolição 4; e UBS Ildone Cavalcante - Barrocas.

No horário das 8h às 12h:

UBS Maria Soares - Alto de São Manoel; UBS Chico Costa - Santo Antônio; e Nova Mossoró.

No horário das 10h às 18h:

Partage Shopping.

Foram administradas:

- Vacinas de rotina: 681 doses;

- Vacina contra a Influenza: 460 doses;

- Vacinas contra a Covid 19: 271 doses.

- Total de doses aplicadas: 1.412 doses