sábado - 21/10/2023

Aulão da Prefeitura encerra preparação de alunos da Rede Municipal de Ensino para o Saeb

Por: Fábio Oliveira

Alunos de 26 escolas do município, do 9º ano do Ensino Fundamental, participaram na manhã deste sábado (21) do 4º e último aulão preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que acontece de 23 de outubro a 10 de novembro. O encontro deste sábado, promovido pela Prefeitura de Mossoró, aconteceu no Teatro Dix-huit Rosado e contou com boa presença de um público atento, composto não só por alunos, mas também por professores e pais.

“Os alunos estão motivados. Eles tiveram durante este ano um trabalho intenso, tanto nas escolas quanto nos aulões. A Secretaria Municipal de Educação (SME) resolveu fazer na perspectiva de deixar esses alunos todos habilitados para a prova do Saeb que já inicia segunda-feira”, frisou a diretora administrativa de Planejamento e Gestão Escolar, do Município, Gilneide Lobo.

Gilneide Lobo, diretora administrativa de Planejamento e Gestão Educacional do Município

O aulão voltou a contar com a participação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, que levaram aos alunos conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática.

Estudante do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, do bairro Alto da Conceição, Francisco Kauan se mostra otimista para obter sucesso no SAEB, a partir de toda preparação vivida, o que incluiu os quatro aulões.

“Participar de todas as aulas foi uma experiência boa para adquirir conhecimento e para tentar se sair muito bem na prova. A gente já se preparou na semana passada toda, está tendo esse momento aqui e na segunda vamos nos preparar mais para poder fazer a prova”, projetou.

Francisco Kauan, aluno do 9º ano da Escola F.A.Batista

Também aluno do 9º ano, Lucas Abimael enxerga nos aulões uma excelente oportunidade para ampliar seus horizontes de conhecimentos.

“Participei das quatro aulas e creio que aproveitei para adquirir mais conhecimento. Então, estou otimista quanto a prova do Saeb”, resumiu.

Lucas Abimael, aluno do 9º ano.

O projeto “De Olho no Saeb”, que faz parte do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), da Secretaria Municipal de Educação, teve a aprovação de todo o público ligado diretamente à educação municipal.

“Essa visão pedagógica, que a nova gestão está vendo quanto à educação, é muito valioso mesmo, porque, como diz que a educação, o professor transforma. Se o próprio alunado não estava apto a receber toda essa transformação, então esses aulões, essa visão de transformar agora está ampliada, pois os alunos veem algo que eles não tinham, apenas era visto em outras escolas da rede privada e agora foi oportunizado aos nossos alunos, isso é de grande valor”, analisou a supervisora pedagógica da Escola F.A Batista, Marilza Fernandes.

Marilza Fernandes, supervisora pedagógica.