quarta-feira - 06/05/2020

Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza ocorrerá em nova data; MS divulga outras alterações

De acordo com ofício enviado para as Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, responsáveis pela coordenação local da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o Ministério da Saúde anuncia algumas mudanças no cronograma de imunização da 3ª etapa. A principal alteração foi a decisão de cancelar o Dia D da campanha que aconteceria no próximo sábado dia 9 de maio.

Além do cancelamento do Dia D, houve mudanças nas datas. A 3ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia dia 11 e vai até o dia 5 de junho, e será dividida em dois momentos. Do dia 11 a 17 de maio, serão vacinadas crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mães no período pós-parto), e deficientes. Do dia 18 de maio a 5 de junho, serão imunizados os adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada de ensino.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, informa que a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de mais um lote com 19.100 doses da vacina contra a influenza, ainda para esta semana. Assim que as doses chegarem, serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo Etevaldo de Lima, é importante lembrar que aquelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das etapas anteriores e ainda não foram vacinadas, podem se dirigir a uma das UBSs para receber a vacina contra a influenza.

A orientação para a 3ª etapa continua a mesma feita para as demais. O público alvo deve evitar aglomerações, respeitando o distanciamento exigido nas filas, e as demais orientações dos profissionais da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. “Estamos tomando todos os cuidados necessários, mas precisamos da colaboração da população, para evitarmos a contaminação nesse momento de pandemia. Se a UBS estiver com um grande fluxo de pessoas, procure retornar em outro momento, e não ir para a unidade caso esteja com sintomas de doenças respiratórias. Todas as pessoas dos grupos prioritários serão vacinadas”, alerta.