terça-feira - 06/12/2022

“Dezembro Vermelho”: Prefeitura leva ação para trabalhadores na zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró realizou uma ação alusiva à campanha “Dezembro Vermelho”, que tem o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids, na comunidade rural Hipólito. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hipólito esteve em uma empresa às margens da BR-304, próximo à comunidade Quixaba. Mais de 50 pessoas foram atendidas no local. Foram realizadas na empresa atualização da caderneta de vacina dos trabalhadores, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como, por exemplo, Hepatites B e C, HIV e Sífilis.

“Foram atendidas mais de 50 pessoas. Todas elas foram testadas, tiveram aferida a pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos. Fizemos também atualização das suas cadernetas de vacinação. As testagens foram contra o HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Houve também orientações com a médica e alguns atendimentos médicos”, disse o diretor da UBS Hipólito, José Wilton Sobral.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Ele destacou a importância da ação. “A maioria de trabalhadores é de homens e eles são um número bem menor nos nossos atendimentos. Os homens não procuram nossos atendimentos. A gente levou até eles a oportunidade de realizarem alguns atendimentos preventivos para a saúde do homem”, explicou.

A UBS Hipólito cobre as comunidades de Hipólito I e II, Espinheirinho, Maracanaú, Cordão de Sombra II, Assentamento Favela, Mulugunzinho e Baixa Verde.