sábado - 07/09/2019

Desfile cívico-militar 7 de setembro marca as festividades da Independência do Brasil

No dia que marca a Independência do Brasil, a Avenida Alberto Maranhão esteve repleta com as cores da bandeira brasileira. O Desfile cívico-militar 7 de setembro acontece em todo o país em comemoração aos 197 anos da proclamação.

Às 7h30 a prefeita Rosalba Ciarlini fez a revista as tropas, nas proximidades da Escola de Artes. Às 8h, o desfile foi iniciado com a Banda de Música Artur Paraguai. Logo em seguida, veio a rede municipal de ensino, com mais de 1000 alunos presentes, incluindo também os estudantes da Unidades de Educação Infantil (UEIs).

Prefeita acompanhou desfile ao lado de autoridades e secretariado. Foto: Carlos Costa.

"Foi tudo muito organizado. Fiquei emocionada com o desfile. As crianças, os jovens, sentindo orgulho de ser brasileiro. Parabéns a todos que desfilaram. É o dia de reafirmar o nosso compromisso com o país e de festejar o povo brasileiro", parabenizou a prefeita, que assistiu o desfile no adro da capela de São Vicente ao lado de demais autoridades.

Luis Carlos já se aposentou. Ele afirmou que o desfile é uma oportunidade para encontrar velhos amigos. “Sempre acompanho o desfile. É um momento de rever os amigos que não tenho contato. É o momento também de ser patriota", comentou. Com algumas décadas de diferença para Luis, o estudante João Pedro de apenas 9 anos também esteve presente. “Sempre venho assistir o desfile. É legal acompanhar. Hoje minha mãe também está desfilando, o que é mais especial ainda para mim", disse.

Rede municipal de ensinou levou mais de 1000 alunos para o desfile. Foto: Carlos Costa.

O Secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito de Mossoró, Sócrates Vieira, acompanhou o desfile. A vice-prefeita Nayara Gadêlha também esteve presente, como também os vereadores Tony Cabelos, Sandra Rosado e Izabel Montenegro.

EX-COMBATENTE

Um dos 3 ex-combatentes (participou efetivamente de operações bélicas, na Segunda Guerra Mundial) que residem em Mossoró, José Rodrigues de Sousa, acompanhou o desfile.

"Para mim é uma honra assistir o desfile. Sou patriota e fico feliz também em representar esse grupo”, disse José Maria de Medeiros, que também esteve presente em nome dos ex-combatentes.

ORDEM DO DESFILE

DESFILE A PÉ

1º – Banda Artur Paraguai;
2º – Rede Municipal de Ensino;
3º – Grupo do NUCA – Desenvolvimento Social;
4º – Rede Estadual de Ensino;
5º – Fanfarra Independente de Mossoró;
6º – Rede Particular de Ensino;
7º – Grupos dos Escoteiros;
8º – Bombeiros Civis;
9º – Grito dos Excluídos;
10º – TG 07-010 de Mossoró;
11º – 2º Batalhão de Polícia Militar;
12º – 12º Batalhão de Polícia Militar;
13º – Pelotão Ambiental PMRN;
14º – 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual;
15º – Corpo de Bombeiros Militar;

2 – DESFILE MOTORIZADO

Desfile das Viaturas que fazem parte da Frota Operacional das Unidades Policiais do 2º BPM, 12º BPM, ROCAM, CBM e 2DPRE, Agentes Municipais de Trânsito e Guarda Civil Municipal.