domingo - 08/09/2019
Caminhada no Viva a Rio Branco marca programação do Setembro Amarelo
Por: Comunicação
Em parceria com a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró realizou uma caminhada na Avenida Rio Branco, em alusão ao setembro Amarelo. A campanha visa alertar e prevenir o suicídio.
De acordo com o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo.
“É preciso chamar atenção sobre as doenças mentais. É importante que as pessoas procurem tratamento. O município tem uma ação extensa durante todo o mês de setembro nos mais diversos equipamentos de saúde”, destacou a Secretaria de Saúde do município, Saudade Azevedo.
A coordenadora de saúde mental, Kalyana Fernandes, esteve presente na caminhada. “Fizemos uma volta em torno do Memorial e da Estação das Artes. A ideia é de conscientizar e falar sobre a importância da saúde mental. Como muitas pessoas vem para a Rio Branco aos domingos, achamos interessante a ação aqui”, falou.
José Carlos participou da caminhada. Ele elogiou a ação. “É um tema muito importante porque começamos a perceber todo esse processo de adoecimento mental da sociedade. As vezes não damos tanta importância para a questão do suicídio, o que é um erro”, falou.
Bárbara Alves estava caminhando na Rio Branco e aproveitou para apoiar a campanha. “Acho que essa temática abordada hoje é fundamental para alertar e conscientizar a todos nós que estamos sujeitos a enfrentar obstáculos que interferem na nossa saúde mental, como o estresse, ansiedade e a depressão. São riscos que podem tirar a vida. Parabens aos envolvidos nessa campanha de conscientização”, parabenizou.
O comportamento suicida pode ser observado através de três fatores: pensamentos, planos e a tentativa de suicídio. De acordo com a cartilha elaborada para a campanha, 17% dos brasileiros já cogitaram tirar a própria vida.