sexta-feira - 13/04/2018

Desenvolvimento Social reativa Acolhimento Institucional para Adolescentes

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, inaugurou na tarde de hoje a sede do Acolhimento Institucional para Adolescentes (AIA), localizado na rua Frei Miguelinho, no bairro Nova Betânia. O AIA tem como objetivo oferecer proteção e alternativa de moradia provisória dentro de um clima familiar para adolescentes vítimas de violação de seus direitos fundamentais, atendendo no âmbito da Política Nacional da Assistência Social - PNAS/SUAS.

"Hoje para mim é um dia para ficar na memória. É muito importante toda essa união de esforços para que possamos dar a atenção necessária as crianças e adolescentes, principalmente as que estão em uma situação de vulnerabilidade", destacou a prefeita Rosalba Ciarlini em seu pronunciamento.

A secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, ficou emocionada ao lembrar da luta por parte do município para conseguir implantar o serviço, que foi um compromisso da gestão passada, mas que só foi cumprido pela atual.

"Hoje é um dia de muita emoção. Só quem está dentro da secretaria dentro do início da gestão sabe o que nós passamos para chegar até esse momento. Para a reativação do abrigo foi firmado um Termo de Conduta de Ajuste assinado na gestão passada, mas que não foi cumprido. Recebemos esse TAC e ficamos angustiados com tantas dificuldades que tínhamos, mas conseguimos implantar esse serviço, que é de extrema importância para o município, que tem prioridade com as crianças e adolescentes", disse Lorena.

A ex-vereadora mirim, Joyce Oliveira, de apenas 14 anos e que já utilizou o serviço, falou da importância do AIA para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

"A minha família se resume entre eu e meu irmão de seis anos que também se encontra em uma instituição de acolhimento. Gostaria de agradecer aos que direta ou indiretamente contribuíram para me tornar a pessoa que sou hoje. Quando cheguei aqui eu era muito diferente do que sou hoje, mas aprendi tudo que sou. Tenho uma família com vários pais e várias mães", comemorou Joyce.

Participaram da solenidade líderes comunitários e servidores da assistência social.