sexta-feira - 17/07/2020

Desenvolvimento Social elabora plano de ação para atender pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude está elaborando um plano de ação para o enfrentamento ao aumento da incidência de pessoas em situação de rua na cidade. Desde abril deste ano, devido a pandemia, uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social viabilizou o trabalho do Abrigo Social Temporário, que está funcionando no Colégio Evangélico.

A Secretaria do Desenvolvimento Social, responsável pelo acompanhamento dos abrigados está realizando um levantamento especial sobre a atual situação. Outros levantamentos periódicos já são realizados pelas equipes do Serviço de Abordagem Social (SEAS), realizado pelo Centro Especializado em Assistência Social (CREAS).

Os últimos levantamentos mostraram que houve um aumento no número de pessoas em situação de rua em Mossoró nos últimos meses. “ Muitas pessoas que estão nas ruas hoje aqui em Mossoró vieram de outros municípios circunvizinhos. Eles vêm por necessidade financeira mesmo, alguns motivados pela drogadição ou conflitos familiares, além do fechamento de um abrigo para apoio a este público que havia em Mossoró, mas que não fazia parte da Prefeitura”, destacou Kamila Mirela, assistente social do CREAS.

O Abrigo Social Temporário criado pela Prefeitura conta hoje com 21 acolhidos, sendo que destes, 10 estão lá desde abril. De acordo com dados do Desenvolvimento Social, 94 pessoas já passaram por lá. “Em relação ao Abrigo Temporário, temos inúmeras dificuldades em trabalhar com as pessoas em situação de rua, devido à problemática que é a drogadição, todavia nossos esforços não são em vão e uma parcela dos que passaram por nós ainda se mantém no abrigo”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini.

Entre os motivos para desligamento estão a dificuldade de cumprimento de regras básicas de convivência, ou seja, manter a distância social, fazer uso de máscara, abstinência das drogas, entre outros pontos.

Por outro lado, há registros de diversas situações em que o abrigado se desliga para retornar à sua família. Alguns a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, concedeu transporte, outros compraram suas passagens, e a equipe levou até a rodoviária, e por fim, alguns retornam às suas famílias dentro do município.

O Abrigo conta com uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, psiquiatra, além de medicação e suporte social.